TRICOTILOMANIA O QUE É ISSO?
Voce ja ouviu falar de Tricotilomania? Eu nunca tinha ouvido esta palavra antes de uam reportagem que assisti na TV. Fiquei perplexa com o que vi.
Tricotilomania - Mania de Arrancar os Pelos- é um distúrbio caracterizado por arrancar cabelos sem fins estéticos.
O alvo é direcionado para qualquer tipo de pêlo do corpo e geralmente há mais de um foco, como por exemplo cabelos e sobrancelhas. O início pode ocorrer na infância ou adolescência e continuar ao longo da vida. Ansiedade e depressão frequentemente acompanham o quadro.
Acreditava-se ser um transtorno raro, mas sabe-se hoje que aproximadamente 4% da população apresenta tricotilomania. As mulheres são 4 vezes mais acometidas do que os homens. O início geralmente se dá antes dos 17 anos de idade. Início precoce é considerado antes dos 6 anos de idade, nessa fase a incidência é igual para ambos os sexos, a intervenção psicológica costuma ser bem sucedida quando o início se dá nessa época. Após os 13 anos é considerado início tardio e nessa fase ocorre mais em meninas sendo de mais difícil controle.
É comum a pessoa passarem os cabelos arrancados nos lábios, morderem a raiz, etc. Isto não faz sentido, elas sabem disso, mas todos os rituais da Tricotilomania não fazem sentido mesmo.
As portadoras de Tricotilomania também podem apresentar comportamentos como cutucar a pele ou roer as unhas.
Os cabelos são arrancados devido à:
· Impossibilidade de resistir ao impulso.
· Sensação de tensão, ansiedade antes de começar a arrancá-los.
· Sensação de alívio da ansiedade, após arrancar os fios de cabelo.
Conseqüências:
· Vergonha pelo comportamento e aparência.
· Podem esconder o problema de sua família e amigos.
· Podem evitar atividades sociais, praia, piscina, etc., para que seu problema não seja percebido.
· Apliques, perucas.
· Repercussões graves na auto-estima, na carreira e da vida social.
· A ingestão de cabelos pode levar ao desenvolvimento de "bolos" de cabelos no estômago ou intestinos, dores nas costas, pescoço pela posição forçada e repetitiva.
· Feridas e cicatrizes no couro cabeludo
Causas:
· Desconhecida. Seus familiares podem ter maior incidência de Tricotilomania,
· Distúrbio Obsessivo Compulsivo, Síndrome de Tourette, Síndrome do Pânico e Depressão.
· Provavelmente existe uma combinação de fatores genéticos que provocam uma disfunção de Neurotransmissores associada a problemas emocionais que desencadeiam os sintomas. stinos, o que é raro, mas perigoso.
Tratamento, Ainda não existe um tratamento completamente eficiente. via de regra, é prolongado e difícil, pois exige bastante esforço, dedicação e perseverança tanto do paciente quanto das pessoas próximas. Envolve a necessidade de ganhar maior controle sobre os próprios impulsos por meio de medicamentos e psicoterapia de abordagem cognitivo-comportamental (TCC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário