Translate

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Desprovido de Visão...


Desprovido de Visão!!!!
"E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.  Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.  Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora." Marcos 10.46-52
            Quem nunca ouviu falar do cego Bartimeu? Está é uma passagem bem conhecida da bíblia. Bartimeu vivia em Jericó, era cego e mendigo. A  bíblia nos relata, que este homem não era cego de nascença, ele disse: "Mestre, que eu torne a ver". Mas a Palavra de Deus não nos revela  a origem do seu problema . Vejamos:
I-             Quem era Bartimeu?
“... Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho...” (Marcos 10:46).

BAR – TIMEU = Bartimeu era tão insignificante para a sociedade daquela época, que nesta passagem, Marcos, o descreve apenas como o “Filho de Timeu”, que é o que quer dizer Bartimeu.

BAR = Filho de          TIMEU = Timeu

BARTIMEU = Filho de Timeu.

II-            Desprovido de um dos cinco sentidos.

            Sem visão, Bartimeu vivia em uma época onde o preconceito para com as pessoas com deficiência visual era tão grande, que nem um emprego tinha o direito de ter – considerado um inválido, lhe restava apenas o ofício de mendigar nas ruas.
            Este homem vivia completamente nas trevas; assim era a vida de Bartimeu. Ele vivia na mais completa escuridão. Sem luz, sem dinheiro, sem alegria, sem orgulho, sem dignidade. A presença das trevas sufocava diariamente sua miserável existência.
            Bartimeu era um ser humano que não produzia nada. Era, do ponto de vista humano, um completo inútil. Vivia de favores, de esmolas, daquilo que mendigava. Como era privado da visão, certamente dependia que lhe guiassem de casa até o local de mendigar e depois de volta a ela. Ele vivia na mais completa escuridão. Sem luz, sem dinheiro, sem alegria, sem orgulho, sem dignidade. A presença das trevas sufocava diariamente sua miserável existência.
III-           Homem sem visão de Deus
 A visão espiritual é a nossa capacidade de ver claramente o que Deus quer que vejamos, 
enxergando o mundo sob o ponto de vista dEle.
Os nossos olhos espirituais só podem ver as coisas espirituais, sob o ponto de vista de Deus, através dos ensinamentos de Jesus Cristo, seu Filho.

            Quantos Bartimeus conhecemos na atualidade, pessoas que enxergam bem com seus olhos naturais, mas que vivem em uma vida de profundas trevas espirituais.

            Um homem sem visão de Deus, é um homem desprovido de luz divina – desligado de Deus sua vida é um “inferno”.

            O homem que se deixa obscurecer o seu entendimento espiritual, o faz porque, é bloqueado pelos seus próprios interesses e objetivos pessoais, assim sendo perde a visão de Deus.

IV-          A capa da cegueira
 “Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.” (Marcos 10.50).
            A capa que Bartimeu vestia, era um uniforme doado pelas autoridades para que a população o identificasse como mendigo pelo seu uniforme padrão.

Uma vez um mendigo era identificado pela capa, eram-lhe oferecidos pela população esmolas.

            A capa de Bartimeu era a capa da cegueira, e de longe se via que ali existia um cego pela capa que o identificava como tal.
Bartimeu lança fora a capa, abre mão do pecado e vai ter com Jesus.

V- Deus não nos quer cegos
            Mesmo em meioa a escuridão, há uma remota esperança de mudar a sua situação. Provavelmente ele ouvira que existia alguém capaz de mudar a sua sofrida condição de vida. Alguém que podia torná-lo em alguém diferente. Jesus Cristo, o Salvador!
“Perguntou-lhe Jesus: QUE QURES QUE EU TE FAÇA? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.”. (Marcos 10.51).
            Humanamente falando, parece uma pergunta sem nexo; perguntar a um mendigo cego o que ele quer que lhe faça. É evidente que um cego quer voltar a ver. Qualquer outra pessoa que visse Bartimeu naquele momento, teria a certeza disto: “Este homem deseja enxergar!”.
 
            Neste momento, Jesus não olha para Bartimeu com os olhos humanos, limitados ao que se pode ver superficialmente apenas, Jesus olha com olhar divino, capaz de penetrar no mais íntimo do ser humano. Em outras palavras Jesus estava perguntando a Bartimeu o que ele queria que fizesse primeiro na sua vida. Uma esmola? Um banho? Comida? Emprego?

             Jesus sabia que era cego, e que precisava ver, no entanto também que além da cegueira, ele precisa de tantas outras coisas tão necessárias quanto voltar a ver.

            Às vezes nós chegamos até Jesus com uma enfermidade, um vício, enfim, são tantas as razões que nos levam a conhecer o evangelho – chegamos com a esperança de sermos curados desta enfermidade ou outra coisa – para nossa supressa, além de sermos curados, somos salvos e feitos novas criaturas.

VI- Tua fé te salvou
            Jesus sabe e conhece TODAS as nossas necessidades, e assim como fez com Bartimeu ele quer fazer nas nossas vidas também...
O QUE  QUERES QUE JESUS FAÇA AGORA NA SUA VIDA?
            O que é que você gostaria que Jesus fizesse na sua vida hoje?
Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente, tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.”. (Marcos 10.52).

            Sem fé é impossível agradar a Deus: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.”. (Hebreus 11.06). Bartimeu, ouviu, creu e recebeu a cura...

Conclusão: Para sermos curados e restaurados precisamos ter fé; para ter  fé precisamos ouvir a pregação da fé; para ouvirmos a pregação da fé precisamos dispor nossos corações para o ensino da palavra de Deus.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário