A TPM é um perigo! Ainda bem que existe a Internet para conseguirmos dicas de como sobreviver a ela.
Esse é um guia útil que deveria ser tão comum quanto a carteira de motorista na carteira de todos os maridos, namorados, amantes ou similares!
PERIGOSO: Tá nervosa por quê? SEGURO: Será que não estamos exagerando? SEGURÍSSIMO: Vem, deixa eu te fazer um carinho… ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.
PERIGOSO: Será que você devia comer isso? SEGURO: Sabe, ainda tem bastante maçã.
SEGURÍSSIMO: Quer um copo de vinho pra acompanhar? ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.
PERIGOSO: O que você fez o dia todo? SEGURO: Espero que você não tenha trabalhado demais hoje. SEGURÍSSIMO: Adoro quando você usa esse Robe! ULTRA-SEGURO: Come mais um pouco de chocolate.
Passe adiante para todos os seus amigos que possam ser vítimas das cruéis transformações de suas mulheres com os problemas da TPM. Se nenhuma destas dicas der certo corre amigo mas corre muito e não olha para trás....
TPM = Tendências a Pontapés e Murros
TPM = Temporada Proibida para Machos
TPM = Tocou, Perguntou, Morreu
TPM = Tente no Próximo Mês
TPM = TPM = Tô Pirada Mêrrmo
TPM = Tempo Pra Meditação
TPM = Tendência Para Matar
TPM = Tira as Patas, Moleque
TPM = Total Paranóia Mental
TPM = Totalmente Pirada e Maluca
Os sintomas variam de ciclo para ciclo e de mulher para mulher. Não é correto fazer tratamentos e muito menos diagnósticos por conta própria! Não há “remedinho” que resolva sem a atuação de um bom profissional. Enfim, é necessário enfatizar que sempre se deve procurar o profissional responsável e adequado em diagnosticar e tratar desse tipo de problema, em geral, ginecologistas. A mulher no período de TPM se torna uma pessoa extremamente explosiva e com pouquíssima paciência. Assim, alterações de humor e de comportamento passam a ser uma constante no “momento TPM”.
Se para as mulheres com TPM já é difícil lidar com esse turbilhão de sentimentos e de alterações “loucas”, imagine para o companheiro que está do lado.
Sintomas freqüentes: Todo mês é a mesma coisa: mais ansiosa que o normal, chorona, corpo inchado (aumento da retenção de líquidos), pouca paciência com a sensação de estourar a qualquer momento (“estopim mais curto que o normal), um barril de pólvora, magoa por qualquer coisa, aquela vontade incontrolável de comer um docinho, sensibilidade até pela formiguinha que passa, carregando a folha na cabeça, baixo auto-estima. Sensação que o mundo vai cair! UFA! Esses são alguns sintomas da famosa TPM, ou Síndrome Disfórica Pré-Menstrual, como normalmente é chamada na área da saúde.
2-Diminua o sal! Isso mesmo! O excesso de sal aumenta a retenção de líquidos no corpo! Isso deve ser seguido em toda alimentação durante toda a vida. Excesso de sal não faz bom nem para quem não tem TPM.
3-Chá preto ou mate, café e refrigerantes devem ser eliminados do cardápio. São ricos em xantinas, que são substâncias que agravam a irritabilidade e as alterações de humor. Fique um tempo sem essas bebidas!
4-Coma soja! Segundo especialistas, pode contribuir para diminuir a dor nas mamas e a sensação de “peso” na pelve devido ao fato de conter isoflavona.
5-Inclua cálcio em sua alimentação. Pode ser encontrado no leite, queijo e iogurte. Segundo pesquisas da Universidade de Massachusetts (EUA), o cálcio pode contribuir para diminuir os efeitos da TPM, especialmente as cólicas. Porém, a ingestão de cálcio precisa estar associada com a de vitamina D (que faz a absorção do cálcio no organismo). A vitamina D pode ser encontrada no suco de laranja e no peixe.
6-Tenha magnésio na sua alimentação. Segundo essa mesma pesquisa da Universidade de Massachusetts, esse mineral pode reduzir a ansiedade, irritabilidade e também a retenção de líquidos. Ele pode ser encontrado nas verduras de folhas verde-escuras, frutos do mar, nozes, amêndoas, castanha, soja, cereais integrais, damasco, abacate, melão. Sabia que aquele “chocolatinho” delicioso também possui magnésio? Você pode até inserir no seu cardápio, mas só um pouco! Coma com limites (como sobremesa, após uma refeição, só um pouco!). Não se pode esquecer das gorduras, da cafeína que o chocolate possui e que piora os sintomas da TPM. Coma só um pedacinho! Nada de “cair de boca” no chocolate. Você também pode comer barras de cereais com chocolate que são consideradas mais saudáveis.
**Coma saudável! A dieta para ameninar os efeitos da TPM acaba “caindo” em uma alimentação rica em fibras, que é totalmente importante para o bom funcionamento do intestino. É importante ressaltar que o intestino é responsável, em grande parte, por eliminar algumas toxinas do corpo, inclusive aquelas que agravam a TPM. Tenha uma alimentação saudável! Faz bem para amenizar a TPM, faz bem para o corpo e para a mente! Coma saudável! Boa PTM rs...rs...rs
Nenhum comentário:
Postar um comentário