Translate

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Socorro as crianças estão de férias!!!!!!!!!!!!


Durante as férias de verão as crianças querem aproveitar cada segundo do período mais aguardado do ano. As férias escolares exigem mais cuidados com os acidentes domésticos porque as crianças ficam mais tempo em casa e isso aumenta o risco de ocorrerem acidentes que podem ser prevenidos em pelo menos 90% dos casos com atitudes de prevenção.
Por esse motivo, fica meu alerta  aos pais e responsáveis para os cuidados que podem evitar ocorrências graves.
A ocorrência doméstica varia de acordo com a faixa etária, sendo os casos mais freqüentes os provocados por quedas, mordeduras, queimaduras, ingestão de medicamentos ou produtos de limpeza e corpos estranhos.
Estes acidentes, quando não matam, podem deixar seqüelas neurológicas irreversíveis.
Para evitá-los, medidas simples podem ser tomadas, como por exemplo, colocar
protetor nas tomadas,  não deixar produtos químicos e medicamentos em
locais de fácil acesso. Atenção cozinha esconde muitas armadilhas abrigarem facas entre outros perigos para os pequenos é o lugar mais perigoso da casa e merece alerta especial. Os pais devem deixar sempre os cabos das panelas virados para dentro no fogão e ter muito cuidado com o álcool, que pode provocar queimaduras. Forno ligado e ferro de passar, quente, também causam acidentes.
A maioria dos acidentes envolvendo crianças acontece em casa ou em áreas de lazer próximas
ao domicílio da família. A falta de informação dos pais ou responsável é uma das grandes dificuldades enfrentadas na prevenção dos acidentes.
O afogamento é outra preocupação e pode ocorrerem locais como piscinas, rios e
mares. No entanto, crianças pequenas podem se afogar em apenas 2,5 cm de profundidade. Ou seja, elas correm o risco de se afogar também em piscinas infantis, banheiras, baldes e vasos sanitários. Apenas 2minutos debaixo da água são suficientes para a perda de consciência. A presença constante de um adulto é fundamental para prevenir esses acidentes, mas não substitui as medidas de segurança. 

 Portanto, fique atento às dicas a seguir:

1- Evite que as crianças frequentem a cozinha e a área de serviço, 

2-Não deixe o ferro “esfriando” no chão depois de passar as roupas Produtos de limpeza, assim como remédios, devem ser guardados fora do alcance dos pequenos. Prefira armários altos para estes itens   

3-Acessos a escadas e piscinas devem ficar permanentemente bloqueados para crianças desacompanhadas
4-Tome cuidado com brinquedos que contenham peças pequenas, que podem causar asfixia
5-Oriente as crianças a não aceitar presentes de pessoas estranhas

6-Guarde bem os medicamentos e nunca os use  sem orientação médica.
 Nunca faça remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica. Elas podem ser
tóxicas.

Infelizmente, mesmo cercadas de cuidados, crianças podem ser acidentadas. Por isso, adultos responsáveis, sejam familiares ou educadores, precisam manter a calma e agir com rapidez. “Quando você sabe como lidar com situações específicas, existem mais chances de evitar problemas mais graves e até salvar uma vida.

BOAS FERIAS!!!!!!!!!!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário