Translate

terça-feira, 10 de abril de 2012

Como hei de me vestir?



Introdução: “Há disponível, neste mundo, roupa que seja realmente apropriada para nós mulheres cristãs, isto é que agrade a Deus e com a qual poderei dar bom testemunho com minha aparência?” “Há roupa que dê glória a Deus quando me apresento diante das pessoas?”
Versículo: Como jóia de ouro em focinho de uma porca, assim é a mulher formosa, que não tem discrição. (Prov. 11.22)
DESEJO EM DEUS que cada leitora se comprometa  diante do Senhor que vai aprender como ELE quer que se vista e  que O odedecerá a partir do que aprendeu. Não é minha intensão ser moralista, careta ou antiquada, não cabe a mim ditar regras ou dizer o que é correto ou apropriado; mas a desafio a cada uma que ler este post’s  que se comproprometa com o  Senhor que, o que você ler na SUA PALAVRA, IRÁ  aplicar, instantaneamente, a seu guardarroupa. Comprometa-se a não  desobedecê-Lo quando Ele lhe mostrar qual é a Sua vontade sobre como  se vestir. Nós, como mulheres, necessitamos da ajuda de Deus nesta área de nossa aparência, porque Sua Palavra diz que somos “epístolas viventes”, e que os incrédulos  nos olham para formular  opiniões  sobre o verdadeiro cristianismo. Isto nos mostra que é importante, sim, “o como” nos vestimos, portamos  e que tudo está relacionado com “o que” somos, por dentro e por fora.
Esta mensagem não tem como objetivo de criticar;  mas com a intenção de por amor ensinar,  ajudar as mulheres que desejam vestir-se elegancia, sem vulgaridade e apelos sensuais. A biblia será nosso personal stylist (consultor de imagem) não necessitamos  de um guia definido, ou de regras feitas por seres humanos, nem de suas preferências; precisamos de uma norma que venha diretamente da Bíblia e que defina comoDEUS deseja que as mulheres se vistam.
Há algumas mulheres que pensam: “Gosto da roupa que tenho e não vou trocá-la por nada, nem mesmo para obedecer e agradar o Senhor.” Esta atitude não as ajudará. Mas eu sei que há mulheres  que querem agradar e honrar a Deus com sua maneira de vestir, mas que não estão seguras do que exatamente é elegante na área do vestir.
 A ideia principal é saber , entender e obedecer  exatamente o que DEUS quer,  para agradá-Lo.”
Torno a repetir que não estou aqui para dizer  que roupa as mulheres cristãs deva ou não usar; mas dar  uma boa razão bíblica para esclarecer dúvidas quanto ao que vestir.
Para as mulheres que sinceramente desejam fazer a vontade de Deus na maneira de vestir-se,  creio que esta mensagem pode ser de verdadeira ajuda para estabelecer normas definidas diretamente das Escrituras, acerca de como uma mulher deve vestir-se. Permita, hoje, que o Senhor responda sua pergunta: “Que vestirei?”
DE QUE SE TRATA? 
O que vamos estudar agora não vai ser nenhuma revista de modas mundanas ou livros de como ser sensual ou sex, vamos sim estudar à Palavra de Deus à Bíblia, e à Bíblia tem muito que dizer sobre o mundo e a vaidade mundana na vida do cristão. (I Coríntios 7:31) diz: “E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.” Aqui temos um ensino básico que podemos aplicar às normas de vestir. Diz-se, em essência, que não é mal USAR do mundo; é mal ABUSAR do mundo. Um vestido decente e na moda não é mal. O fato de ser atrativa não viola princípios bíblicos; mas devemos vestir-nos atrativamente de uma maneira que mostre ao mundo nossa feminilidade e não nossa sexualidade.
Algumas pessoas têm a falsa noção que o belo é mal, que as mulheres devem vestir-se de roupa feia, preta, enorme e horrível, devem prender todo o cabelo e não usar nenhuma maquiagem (é certo que o exagero desfigura algo criado por Deus de forma perfeita) para não chamar atenção. Mas Deus não fez as mulheres para serem feias! A mulher foi um ato de Deus para coroar a criação e Ele a fez mais bela que todas as paisagens de sua criação, todas as formosas obras da natureza, feitas por Suas mãos.
Por isto, quero que as amadas leitoras e mulheres cristãs que estão lendo este artigo saibam que meu propósito sobre “normas” de vestir não é que as mulheres não sejam atrativas, eu disse atrativas e não desejáveis, mas ao contrário que sejam radiante belas e honrosas a Deus, aos anjos, ao seu marido. Se determinada classe de roupa está na moda, não podemos assumir que ela é automaticamente boa ou má. Necessitamos examiná-la à luz de uma lista (que estamos agora juntando) de versos da Bíblia nosso (personal stylist). Não é mal USAR do mundo, quando há algo que satisfaz a norma Bíblica de vestir. É mal ABUSAR do mundo, vestindo-nos com certa roupa só porque está na moda.Viola a Palavra de Deus e danifica nosso testemunho diante do mundo.
Que “a aparência deste mundo passa”, sabemos bem. A moda passa tão rápido que a roupa que antes era considerada “absolutamente indispensável” agora já não está na moda. Há uns dez anos, ríamos das fotos de nossas mães e as riducularizavamos dizendo que ninguém nos veria com aquele tipo de roupa; mas agora mesmo usamos algumas dessas roupas.
Certamente, amiga leitora, suas filhas verão o mesmo ciclo de modas em suas vidas, se o Senhor tardar em voltar porque não à nada de novo de baixo do sol . Mas enquanto os últimos dias se aproximam, o Diabo põe mais pressão sobre o mundo em geral, e as modas do mundo em particular. Hoje em dia, está  ao  nosso alcance menos e menos roupa que agrada a Deus.
Um  pregador de nome Charles Spurgeon [mil oitocentos e tanto]. Em um sermão ele disse: “Londres recebe suas modas diretamente de Paris, e Paris as recebe diretamente do Inferno.” Já naquela época ele estava declarando mais verdades do que talvez damos conta. A Bíblia nos diz várias coisas muito distintas e claras acerca do mundano.
Quando uma mulher se veste de uma maneira que anuncia sua sensualidade, escutamos pregadores referirem-se às suas roupas como roupas mundanas. O mundanismo quase sempre se refere ao pecado de participação em práticas identificadas com o mundo, mas a ordem de Deus para o crente é: (Rom 12.2 ) “E não sede conformados com este mundo…” (ou século). Mundo / século = Essa palavra utilizada por Paulo, não é a palavra grega “Kosmos”, que significa o mundo físico, o mundo dos homens, e, sim, é o termo grego “AEON”, que indica era ou época, o que envolve tudo quanto caracteriza tal época.
As Escrituras definem “o mundo” ( AEON) não como um globo, mas como um sistema dominado por Satanás. 2Cor. 4.4 identifica Satanás como “o deus deste século…”
(mundo-aeon). De acordo com a chave linguistica do Novo Testamento, este termo grego “AEON mundo/século”nestas passagem, refere-se a toda aquela massa de pensamentos, opiniões, aspirações máximas, especulações, esperança, impulsos, objetivos e aspirações correntes à qualquer época no mundo.
O que a Palavra de Deus está dizendo, é que: a era ou época presente se caracteriza por uma série de condições e qualidades, costumes, padrões morais e espirituais, ditados e regidos por satanás.
Então o mundo é o reino que satanás pôs para levar a cabo suas práticas e propósitos, para alcançar suas metas. Ser mundano é conformar-se aos desejos do deus deste mundo, da mesma maneira que o cristão se conforma aos desejos do Deus do céu. (Isaías 14.12-14) define as metas de satanás: Ele quis ser igual a Deus para eliminar o [verdadeiro] louvor a Deus e ganhar o louvor para si mesmo, e para reinar sobre a criação, tomando o lugar de Deus.
Por que  que os pregadores que temem ao Senhor pregam contra o mundanismo?  Porque as coisas mundanas e o pecado roubam a glória que realmente pertencem a Deus e à justiça. Porque há tantos filmes mundanos? Porque induzem e glorificam toda classe de pecado e o apresentam como o Diabo quer que seja visto, para que o pecado não mais nos pareça sobremodo mal e pecaminoso, e nos acostumemos com sua presença.
Algumas músicas não sacro(secular) também  incutem valores, através de letras e ritmos que passam a formar parte do subconsciente e afetam suas decisões e juizo de  valores. Tudo isso possibilita  que o mundanismo tenha participação com o reino de satanás, permitindo que o diabo seja aceito e glorificado consciente ou inconscientemente; e seja posto em um lugar preeminente em nossas vidas. O mundanismo, então, é um ato que traz glória ao reino de Satanás, da mesma maneira que a obediência ao Senhor traz glória ao Reino de Deus. O mundanismo promove o pecado, enquanto a obediência a Deus promove a justiça. Você diz: “Eu não sou uma má pessoa por causa da maneira como me visto. Não sou uma fanática.” No entanto, a Bíblia é clara, não deixa dúvidas ao declarar que não há uma posição intermediária em nenhuma área de nossa vida. Tiago 4.4 diz: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do MUNDO é inimizade contra DEUS? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do MUNDO constitui-se inimigo de DEUS.” Não adianta querer distorcer, enfraquecer, amenizar a Palavra de Deus tirando a autoridade e assim tornar-se um adulterador da Palavra.
Contestar a norma de Deus no vestir, é eleger o vestir que promove o pecado e que traz glória a satanás. Satanás por meio das aspirações mundanas sempre promovera a rebeldia contra Deus. O diabo tem um estilo de roupa feminina concebida para promover sensualidade, fornicação, homossexualidade e toda classe de práticas libidinosas, vis e abomináveis. Spurgeon realmente estava dizendo a verdade quando disse que Paris traz suas modas diretamente do Inferno! Você deve está se perguntaando o que nós brasileiras temos a ver com a moda parisiense, olhe seu guarda roupa e veja se não há neles roupas e tendencias ditadas e copiadas de Paris.
Voltando a nosso ( personal stylist), que é tambem o nosso manual de vida, temos recebido mandamentos rígidos sobre a nossa relação com este mundo. Estes mandamentos refletem o perigo que o mundo representa para nossa vida espiritual. “Não ameis o MUNDO, nem o que no MUNDO há. Se alguém ama o MUNDO, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no MUNDO, a concupiscência da CARNE, a concupiscência dos OLHOS e a soberba da vida, não é do Pai, mas do MUNDO. E o MUNDO passa, e a sua concupiscência; mas AQUELE que faz a vontade de DEUS permanece para sempre.” (I João 2.15-17 ). Deus não nos disse que não devemos amar o globo  terrestre, ou não apreciar esta terra. Ele nos estava dizendo que não devemos amar o reino de satanás aqui na terra, nem nada do que ele representa. Certamente algumas  mulheres “cristãs”  se colocariam contra Deus antes de se colocarem contra seu guardarroupas anti-cristão.  Amam mais ao mundo de satanás do que a Deus.( Não são minhas a palavras mas a Escritura que diz para não sermos amantes do mundo).
(Romanos 12.2 ) diz: “E não sede conformados [não aceite não incorpore não tome o molde não tome a forma] com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Agora peguei pesado né amadas? Eu não a Palavra de Deus.
Sede conformados = indica a moldagem segundo um determinado padrão, em que uma coisa toma a forma de outra, adquirindo o seu caráter, mediante alguma influência ou poder exterior.
O verbo Conformar-se = “Schema”, é contraste do vocábulo grego “Morphe” que é a raiz da palavra que pode ser traduzida por transformar.
Não devemos nos esforçar para nos conformarmos ao mundo e nem para sermos aceitos pela maneira de viver do mundo. O diabo está pronto para nos pôr no seu molde e nos deixar com a forma do mundo através das práticas e desejos pecaminosos . Deus nos dá a alternativa de nos transformarmos à imagem de Cristo, a mesma forma de transformação que faz com que uma asquerosa lagarta se torne uma linda borboleta. Mas eu não posso ser ambas as coisas. Devo primeiramente me colocar contra a tentação de conformar-me ao diabo, antes de poder ser transformada para a glória de Cristo.
A vaidade mundana danifica nosso testemunho, traz vergonha ao Evangelho de Cristo, apaga nossa consciência à voz e obra do Espírito Santo, e, separando-nos de Deus, impede nossa comunhão com Ele e a resposta às nossas orações. Não podemos ignorar os resultados da vaidade mundana.
Amadas nesta primeira parte do post’s aprendemos com nosso personal stylist, consultor de imagens a NÃO SEGUIR O PADRÃO DO MUNDO. 
Que o Espirito Santo de Deus que convence o homem do pecado, do juizo e da justiça possa te ensinar como honrar ao Senhor com suas roupas. Não esqueça que o espelho é um grande aliado. 
Com amor
Cida Augusto

4 comentários:

  1. "Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?.... porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Co 3.16, 17).
    Somos zeladoras deste templo e infelizmente as mulheres com a modernidade tem esquecido de muitas coisas neste tempo. o significado de zelar é:(Ter zelo por; vigiar com o máximo cuidado, Cuidar com desvelo; administrar com zelo..)
    Valeu amiga bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade somos zeladoras do Templo de Deus e devemos cuidar melhor dele.
      bjokas amiga

      Excluir
  2. Muito interessante o texto, as vezes esquecemos quem somos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um perigo esquecer quem somos e a quem servimos.
      bjos minha linda obrigada pela visitinha...

      Excluir