Translate

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Sansão e a sindrome das escolhas ruins!

                                           Aprendendo com os erros de Sansão

1. Decisão - sendo santo, decidiu se misturar com as trevas. (Jz.14.1-2)

Uma das principais fraquezas do povo de Deus é discernir entre uma vida luz e uma vida de trevas. O povo de Deus segue coxeando entre esses dois pensamentos, iludindo-se de que é normal levar uma vida entre as coisas do reino e as coisas do mundo.
A questão é como pode um servo de Deus sentir-se bem em um ambiente conduzido pelas trevas? Certamente algo está errado. Vejamos o que diz 2 Co. 5.17

 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”

A decisão de se aproximar das trevas sempre acaba mal. Temos na Bíblia muitos exemplos de pessoas que se prostituíam com outros deuses, faziam o que era mal diante dos olhos do Senhor e como prêmio recebiam, desde a morte até o cativeiro na mão de seus piores inimigos.
Quando Deus diz “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lev.19:2), ele está, entre outras coisas, deixando claro que, se o servimos, se o temos como Deus, se invocamos o seu nome, então temos o dever –  não a opção – de nos afastarmos de tudo aquilo que não vem dele, por mais agradável ou inocente que possa parecer. Fugi da aparência do mal, diz a Palavra de Deus.
Porém, temos por costume  questionar e até justificar a santidade. Colocações como “Que mal pode fazer?” ou “Tem gente que faz coisa pior” ou “nada a ver” são passos importantes para uma vida de derrota e infelicidade. Pecado é pecado. O salário do pecado é a morte. Mal é mal. Trevas são trevas. E Deus é Deus e exige de nós uma vida que nos dê o direito de sermos reconhecidos como seus filhos.

2. Ser exemplo - tendo que dá exemplo, desprezou pai e mãe. (Jz. 14.3)
Desprezar pai e mãe pode abreviar nossos dias de vida. O 5º mandamento, o primeiro com promessa deixando isso subentendido. Sansão não foi um bom filho. Há quem pense que a obrigação de honrar pai e mãe é só dos jovens. Mas não é. Todos os que têm pai e mãe devem tratá-los de forma respeitosa, até porque isso é sinal de sabedoria. O homem mais sábio que existiu, já no primeiro capítulo de Provérbios, orienta: “Ouve a instrução do teu pai, e não deixes a doutrina da tua mãe”(Pv 1.8). Sansão, na qualidade de Juiz, precisava dar esse exemplo. Nós, na qualidade de servos de Deus, também. Santos que afrontam pai e mãe são santos de barro, falsificações do reino, gente se enganando a si mesmo.

3- Separados - sendo um escolhido, preferiu servir aos impulsos da carne.
O que pensar de um homem separado por Deus desde o ventre da mãe, consagrado como Juiz em Israel, dotado de dons extraordinários dados pelo Espírito Santo, se relacionando com uma prostituta?
Sansão tinha domínio próprio suas atitudes demonstram dificuldades claramente isso. Se algo fosse lhe dar prazer ele ia, sem atentar para as consequências que seu ato pudesse trazer. Toda semeadura tem uma colheita. E a de Sansão foi das piores que a Bíblia já descreveu. Traído, preso, teve os olhos perfurados e foi obrigado a fazer trabalhos pesados que eram realizados por animais para, finalmente, ser exposto ao ridículo pelos seus maiores inimigos. Agiu como um animal irracional e acabou tratado como um. A Bíblia diz que, em relação aos desejos que nos levam para longe de Deus, temos que fazer força para fugir (II Timóteo 2:22), resistir (Tiago 4:7) e evitar (Salmo 101:3). Sansão, infelizmente, não fez nenhuma coisa nem outra.

4. Impulsivo- deixou o coração falar em lugar da mente. (Jz. 16.16-17)
Em sua mente, Sansão sabia que era um escolhido. Um homem especial, capaz de fazer coisas assombrosas pelo poder de Deus. Sabia também que sobre ele havia uma bênção atrelada a uma aliança feita por Deus com seus pais. Esta aliança trazia responsabilidades, compromisso. E entre estes estava o fato de que pela sua cabeça não poderia passar navalha. Todas essas informações foram por água abaixo diante das pressões de uma mulher que cobrava demonstrações de amor. Em Jeremias 17:9 o profeta diz que “Enganoso é o coração do homem, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” a história da humanidade mostra que todas as vezes que se agiu movido pelo impulso das emoções o resultado foi desastroso. Daí o profeta advertir que, além de enganoso, o coração é perverso, porque ele provoca o sentimento daquele que o carrega sem se importar.

5. Não valorizou os seus talentos - O grande equívoco de Sansão, ao final das contas: não valorizar o que Deus lhe deu. Em Lucas 12.48 Jesus diz que “A qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá…”. Observe a sua volta e veja o quanto Deus tem feito por você todo esse tempo. Como tem guardado tua vida, te vestido, alimentado e protegido. Isso é pouco? Quanto custa todo esse amor? O que estamos fazendo para, pelo menos, retribuir um pouco de tão grande cuidado? O que temos para oferecer a Deus? Será que ele quer nosso dinheiro? Nossas casas e bens materiais? Nossos empregos?
Não. Tudo o que ele quer é que o adoremos e vivamos para ele. Para que ele continue nos abençoando. Ele quer que cumpramos suas regras, porque são elas quem nos trarão a vitória. Regras que Sansão teimou em descumprir.

Conclusão: Sansão foi desobediente, quebrou o princípio do nazereado, rompeu alianças com os pais e com Deus. Suas escolhas o levaram a desgraça não só dele como de todo um povo, o qual nascerá para liderar e libertar do domínio dos filisteus.  
Espiritualmente falando Sansão era apático, vivia tentando o Senhor Deus, não enxergava os planos de Deus para sua vida. Um jovem cego e surdo, não ouvia pai, mãe e muito menos a Deus. Qualquer semelhança com os dias atuais é mera coincidência? Não. O garoto adorava uma confusão e resolvia tudo no braço, na sua força! Mas sua força extraordinária não o livrou de uma sedutora competente, ambiciosa chamada Dalila. Conhecemos a história, o forte, porém tolo Sansão caiu nas artimanhas desta mulher. Hoje não é diferente nos deparamos com cristãos semelhantes a Sansão, desobedientes, inconstantes, fracos e levados por paixões sexuais, baladas, bebida e prostituição, rompem alianças com Deus, com os pais, igreja, se afastam de Deus e seus cuidados, trazendo sofrimento para todos ao seu redor.
Aprendemos com Sansão sobre o perigo de levar uma vida dissoluta. Mas também aprendemos que nunca é tarde para se arrepender. Sempre é tempo de voltar e recomeçar. Mas você não precisa ser humilhado como Sansão para voltar-se para Deus. serviço de atendimento on-line

                                                                                                            Com amor

                                                                                                         Cida Augusto

Um comentário: