Translate

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Dica de leitura - A Mulher Escondida Na Professora


Sinopse - A mulher escondida na professora - Uma leitura psicopedagógica do ser mulher da corporalidade e da aprendizagem - Alicia Fernández

Na presente obra, a autora de A Inteligência Aprisionada volta a apresentar a análise do vínculo ensinante- aprendente, entocando-o desta vez desde "a" ensinante (professora, mãe, ...) e colocando a ênfase nas conseqüências prejudiciais que, para o trabalho de construção de sua subjetividade e para a possibilidade de ensinar, tem o esconder, o omitir ou o desmentir as diferenças de gênero sexual.
Em sua experiência como psicopedagoga, a autora comprova a alta proporção de homens (crianças e adolescentes) que apresentam problemas de aprendizagem, fato que não pode deixar de associar com a presença prioritariamente feminina entre os docentes, no marco de um sistema educativo que sanciona as diferenças sexuais e de toda ordem, que exige das ensinantes esconder sua sexualidade e anular sua corporeidade, que situa a professora em um lugar paradoxal de "senhorita virgem e mãe" e que equipara, por um lado, passividade, dedicação e capricho com feminilidade, e por outro, atividade, agressividade, rapidez e relaxamento com masculinidade.
Frente a esta sexualidade desmentida, aprisionada, omitida, encapsulada, a proposta de saúde passa por reconhecer a diferença como diferença e não como carência; não se omitir; legalizar o modo de produção de saber e conhecer característica das mulheres, fazer visível sua produção invisível e pública sua produção doméstica. Em definitivo: autorizar-se a ser mulher.
Com o estudo da subjetividade de professora e seu posicionamento frente às diferenças de gênero sexual se inclui um nível de análise que será útil não apenas para os docentes, mas também para repensar a etiologia do problema de aprendizagem e do fracasso escolar, favorecendo a construção de pautas de prevenção.
Além disso, toda mulher encontrará neste livro elementos para ressignificar e reconstruir seu posicionamento frente a si mesma e aos demais.

A mulher escondida na professora - Uma leitura psicopedagógica do ser mulher da corporalidade e da aprendizagem - Alicia Fernández

Nenhum comentário:

Postar um comentário