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quarta-feira, 2 de junho de 2010

Como reconhecer crianças maltratadas: sintomas e indícios



O primeiro passo para ajudar as crianças que são abusadas ou negligenciadas, é reconhecer os indícios de maus-tratos a menores. A presença de um só indício não constitui prova suficiente de que houve um abuso numa família; no entanto, vale a pena avaliar esta situação, se estes indícios voltarem a manifestar-se com frequência, nomeadamente em combinação com outros.
denúncia da suspeição de que uma criança é vítima de maus-tratos ajuda a proteger a criança e, eventualmente, a sua própria família. Qualquer pessoa interessada pode denunciar suspeições de abuso e negligência de menores. Algumas pessoas (certos tipos de profissionais) são obrigadas, por lei, a denunciar os maus-tratos de menores em certas circunstâncias: são as chamadas “pessoas com denúncia obrigatória”.
Para averiguar como e onde pode fazer a denúncia, contacte um serviço de protecção de menores, ou a esquadra de polícia mais próxima da sua residência.
Como reconhecer os maus-tratos de menores

Alguns indícios de abuso ou negligência de menores:
A criança
* Apresenta alterações repentinas de comportamento e desempenho escolar;
* Tem problemas de aprendizagem, não atribuíveis a uma causa física ou psicológica específica;
* Tem dificuldade de concentração;
* Está sempre alerta, como se esperasse que alguma coisa de mau lhe aconteça;
* Carece de supervisão adulta;
* É extremamente retraída, passiva ou submissa;
* Chega adiantada à escola e a outras actividades, fica até mais tarde e não quer regressar a casa.

Tipos de abuso: Indícios de abuso físico

* Tem lesões, queimaduras, mordidelas, olhos inchados ou ossos deslocados ou partidos;
* Tem nódoas negras, inchaços ou outras marcas na pele depois de faltar à escola;
* Parece estar aterrorizada com os seus pais, e chora ou protesta quando é hora de ir para casa;
* Se encolhe ou se diminui na presença de um adulto;
* Diz que foi magoada por um dos seus pais ou por um representante.
Deve considerar-se a possibilidade de abuso físico quando o pai, a mãe ou um representante adulto:
* Dá uma versão contraditória ou pouco convincente, ou quando não consegue explicar as lesões da criança;
* Diz que a criança é “má”, ou descreve-a de uma maneira muito negativa;
* Recorre à força física severa para disciplinar a criança;
* Foi abusado na sua infância.
* Tem lesões, queimaduras, mordidelas, olhos inchados ou ossos deslocados ou partidos;
* Tem nódoas negras, inchaços ou outras marcas na pele depois de faltar à escola;
* Parece estar aterrorizada com os seus pais, e chora ou protesta quando é hora de ir para casa;
* Se encolhe ou se diminui na presença de um adulto;
* Diz que foi magoada por um dos seus pais ou por um representante.
Deve considerar-se a possibilidade de abuso físico quando o pai, a mãe ou um representante adulto:
* Dá uma versão contraditória ou pouco convincente, ou quando não consegue explicar as lesões da criança;
* Diz que a criança é “má”, ou descreve-a de uma maneira muito negativa;
* Recorre à força física severa para disciplinar a criança;
* Foi abusado na sua infância.

* Tem lesões, queimaduras, mordidelas, olhos inchados ou ossos deslocados ou partidos;
* Tem nódoas negras, inchaços ou outras marcas na pele depois de faltar à escola;
* Parece estar aterrorizada com os seus pais, e chora ou protesta quando é hora de ir para casa;
* Se encolhe ou se diminui na presença de um adulto;
* Diz que foi magoada por um dos seus pais ou por um representante.
Deve considerar-se a possibilidade de abuso físico quando o pai, a mãe ou um representante adulto:
* Dá uma versão contraditória ou pouco convincente, ou quando não consegue explicar as lesões da criança;
* Diz que a criança é “má”, ou descreve-a de uma maneira muito negativa;
* Recorre à força física severa para disciplinar a criança;
* Foi abusado na sua infância.

Indícios de abandono ou negligência
* Falta à escola com frequência;
* Mendiga comida ou dinheiro, ou os rouba;
* Carece de atenção médica ou dentária, não está imunizada ou tem falta de óculos (quando é manifesto que necessita de os usar);
* Quando está suja ou cheira mal frequentemente;
* Não tem roupa suficiente para se proteger do clima;
* Consome álcool e drogas;
* Diz que não tem ninguém em casa que cuide dela ou lhe dê atenção.
Deve ser considerada a possibilidade de abandono ou negligência quando o pai, a mãe ou um representante adulto:
* Se mostra indiferente à criança e às suas necessidades;
* Parece estar deprimido ou sem motivação;
* Se comporta de maneira irracional;
* Consome álcool ou drogas.

Indícios de abuso sexual


São de considerar as situações em que a criança:
* Tem dificuldade em andar ou sentar-se;
* Se nega bruscamente em participar em actividades desportivas ou a mudar de roupa no ginásio;
* Diz que tem pesadelos e que urina na cama;
* Tem falta de apetite ou come mal;
* Demonstra conhecimentos sobre sexualidade que parecem sofisticados, inusitados ou até raros na sua idade;
* Se engravidou (meninas) ou contraiu uma doença venérea, particularmente se tem menos de 14 anos;
* Fugiu de casa;
* Diz que foi abusada sexualmente por um dos seus pais ou por um representante adulto;
Deve, ainda, considerar-se a possibilidade de abuso sexual quando o pai, a mãe ou um representante adulto:
* Exagera na protecção da criança, ou limita severamente o seu contacto com outras crianças, especialmente do sexo oposto;
* Se isola e faz mistério;
* É ciumento e controla outros membros da família

Indícios de maus-tratos emocionais
É de considerar esta possibilidade, quando a criança:
* Demonstra comportamentos extremos, que vão da submissão ao comportamento intempestivo, da passividade à agressão;
* Se comporta como adulta (por exemplo, cuidando de outras crianças), ou mostre certo infantilismo (batendo com a cabeça ou balançando-se);
* Está atrasada física ou emocionalmente (para a sua idade);
* Já tentou o suicídio;
* Diz que não tem vínculo afectivo com os seus pais.
É de considerar esta possibilidade, quando o pai, a mãe ou um representante adulto:
* Acusa, deprecia ou humilha a criança constantemente;
* Não demonstre nenhum interesse pela criança e se negue a aceitar ajuda para os problemas da criança;
* Rejeita a criança abertamente.

Fonte: Child Welfare Information Gateway

A função dos pais é ajudar o filho a se constituir como pessoa


O nascimento de uma criança representa a concretização de um milagre. Por mais que se saiba de todo o funcionamento biológico da reprodução, parece incrível que aquele ser se desenvolveu no ventre de sua mãe.
Milagres são obras de uma divindade, o que nos remete à ideia de perfeição. É o que muitos pais pensam ou esperam de seus filhos – que sejam perfeitos.
Entre os que desejam isso, existem pais que não conseguem reconhecer nada do que os filhos fazem. Qualquer coisa poderia ser melhor, mesmo que tenham feito algo muito bom.
Boicotam seus filhos naquilo que são ou fazem. Consideram que admitir seus pontos positivos, poderia fazer com que não se esforçassem mais. Mas com tanto esforço e poucos resultados, há grandes chances de seus filhos se tornarem pessoas inseguras, exigentes e frustradas consigo mesmas.
Há aqueles, no entanto, cujos filhos são a tradução dos seres mais primorosos que existem. Tudo o que fazem é ótimo. Se o filho apresenta algum comportamento diferente, no máximo, acham graça. Se algo lhes acontece, é culpa do mundo, eles foram apenas vítimas. Se vão mal na escola, é ela que não é boa. Só arrumam desculpas para aquilo que dizem, o contrário do que pensam.
Ambas atitudes colaboram pouco para o bem-estar e para o desenvolvimento das crianças, revelando a cegueira dos pais, que os impede de ver os verdadeiros filhos que têm. Enquanto um enxerga de maneira deformada, o outro apenas vê aquilo que quer, e pode.
Elogios
Quando uma pessoa nunca é reconhecida por aquilo que faz, por melhor que seja o produto, ela deixa de ter um parâmetro para avaliar o resultado de suas ações. Isso se dá inicialmente através do outro. A medida que cresce, essa capacidade de dar um valor para as coisas é internalizada. O outro não é mais tão necessário (sempre precisamos de elogios) para termos certeza de nossas ações.
Isso envolve o desenvolvimento da capacidade de aceitar seus próprios erros ou resultados não muito bons. Mesmo que eles existam, há espaço para o triunfo e para a satisfação.
Por sua vez, aqueles que não conseguem ver nada além da divindade que é seu filho, provavelmente negam seu lado humano e real. Esquecem de circunscrevê-lo, impedindo-o de ter a noção de quem realmente é. Algo que provavelmente seus pais também não sabem, apenas o imaginam de acordo com seus desejos.
Assim, ficam impedidos de ouvirem os filhos em suas necessidades. Se uma criança vai mal na escola, realmente pode ser uma falta de adaptação àquele tipo de instituição. Porém, outras possibilidades têm que ser consideradas, como uma dificuldade de aprendizagem, por exemplo. Algo que um pai só poderá se dar conta se não ficar negando a humanidade de seu descendente e tudo o que a envolve. Afinal, uma divindade jamais teria problemas para aprender.
Um filho tem que ser olhado como ele realmente é. No que é bom e em que precisa de ajuda. A função de um pai e de uma mãe é ajudá-lo a se constituir como pessoa – real e humana, para que ele possa ser e se reconhecer.
(Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga)

os 10 mandamentos da esposa


Os dez mandamentos da esposa

1. Aprenda o verdadeiro significado do amor.

2. Desista de seu sonho de um casamento perfeito e lute por um bom casamento.

3. Descubra as necessidades pessoais de seu marido e tente satisfazê-las.

4. Abandone toda a dependência de seus pais e toda crítica aos parentes dele.

5. Faça elogios e mostre apreciação, em vez de procurá-los para si.

6. Abandone a tendência de ser possessiva ou ciumenta.

7. Cumprimente seu marido com afeto, em vez de fazer reclamações e exigências.

8. Vença o complexo de princesa (Cinderela).

9. Abandone toda esperança de mudar seu marido através de críticas ou ataques.

10. Ore por paciência.

A GALINHA RUIVA


A GALINHA RUIVA

Um dia uma galinha ruiva encontrou um grão de trigo.
- Quem me ajuda a plantar este trigo? - perguntou aos seus amigos.
- Eu não - disse o cão.
- Eu não - disse o gato.
- Eu não - disse o porquinho.
- Eu não - disse o peru.
- Então eu planto sozinha - disse a galinha. - Cocoricó!

E foi isso mesmo que ela fez. Logo o trigo começou a brotar e as folhinhas, bem verdinhas, a despontar. O sol brilhou, a chuva caiu e o trigo cresceu e cresceu, até ficar bem alto e maduro.

- Quem me ajuda a colher o trigo? - perguntou a galinha aos seus amigos.
- Eu não - disse o cão.
- Eu não - disse o gato.
- Eu não - disse o porquinho.
- Eu não - disse o peru.
- Então eu colho sozinha - disse a galinha. - Cocoricó!

E foi isso mesmo que ela fez.
- Quem me ajuda a debulhar o trigo? - perguntou a galinha aos seus amigos.
- Eu não - disse o cão.
- Eu não - disse o gato.
- Eu não - disse o porquinho.
- Eu não - disse o peru.
- Então eu debulho sozinha - disse a galinha. - Cocoricó!

E foi isso mesmo que ela fez.
- Quem me ajuda a levar o trigo ao moinho? - perguntou a galinha aos seus amigos.
- Eu não - disse o cão.
- Eu não - disse o gato.
- Eu não - disse o porquinho.
- Eu não - disse o peru.
- Então eu levo sozinha - disse a galinha. - Cocoricó!

E foi isso mesmo que ela fez. Quando, mais tarde, voltou com a farinha, perguntou:
- Quem me ajuda a assar essa farinha?
- Eu não - disse o cão.
- Eu não - disse o gato.
- Eu não - disse o porquinho.
- Eu não - disse o peru.
- Então eu asso sozinha - disse a galinha. - Cocoricó!

E foi isso mesmo que ela fez. A galinha ruiva assou a farinha e com ela fez um lindo pão.
- Quem quer comer esse pão? - perguntou a galinha.
- Eu quero! - disse o cão.
- Eu quero! - disse o gato.
- Eu quero! - disse o porquinho
- Eu quero! - disse o peru.
- Isso é que não! Sou eu quem vai comer esse pão! - disse a galinha. - Cocoricó!
E foi isso mesmo que ela fez.

Conclusão: Esta ilustração mostra como são as pessoas. Na hora do trabalho, não querem participar, mas na hora de usufruir do trabalho... Reveja os seus conceitos

quarta-feira, 19 de maio de 2010

VIVER DESPENTEADA


VIVER
DESPENTEADA(Mafalda (Quino)

Hoje aprendi que é preciso deixar que a vida te despenteie,
por isso decidi aproveitar a vida com mais intensidade....
O mundo é louco, definitivamente louco...
O que é gostoso, engorda. O que é lindo, custa caro.
O sol que ilumina o teu rosto enruga.
E o que é realmente bom dessa vida, despenteia...
- Fazer amor, despenteia.
- Rir às gargalhadas, despenteia.
- Viajar, voar, correr, entrar no mar, despenteia.
- Tirar a roupa, despenteia.
- Beijar à pessoa amada, despenteia.
- Brincar, despenteia.
- Cantar até ficar sem ar, despenteia.
- Dançar até duvidar se foi boa idéia colocar aqueles saltos gigantes essa noite, deixa seu cabelo irreconhecível...

Então, como sempre, cada vez que nos vejamos
eu vou estar com o cabelo bagunçado...
mas pode ter certeza que estarei passando pelo momento mais feliz da minha vida.
É a lei da vida: sempre vai estar mais despenteada a mulher que decide ir no primeiro carrinho da montanha russa, que aquela que decide não subir.

Pode ser que me sinta tentada a ser uma mulher impecável,
toda arrumada por dentro e por fora.
O aviso de páginas amarelas deste mundo exige boa presença:
Arrume o cabelo, coloque, tire, compre, corra, emagreça,
coma coisas saudáveis, caminhe direito, fique séria...
e talvez deveria seguir as instruções, mas
quando vão me dar a ordem de ser feliz?
Por acaso não se dão conta que para ficar bonita
eu tenho que me sentir bonita...
A pessoa mais bonita que posso ser!

O único, o que realmente importa é que ao me olhar no espelho, veja a mulher que devo ser.
Por isso, minha recomendação a todas as mulheres:

Entregue-se, Coma coisas gostosas, Beije, Abrace,
dance, apaixone-se, relaxe, Viaje, pule, durma tarde, acorde cedo, Corra, Voe, Cante, arrume-se para ficar linda, arrume-se para ficar confortável!
Admire a paisagem, aproveite,
e acima de tudo, deixa a vida te despentear!

O pior que pode passar é que, rindo frente ao espelho, você precise se pentear de novo...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

sorrir faz bemmmmmmmmmm

SORRISO
*♥*Use o sorriso*♥*
...para desarmar a tristeza,
...encarar os problemas...Solucioná-lo
...lutar mesmo que pareça impossível
...crer que inicia um novo dia,
...que tudo dará certo
*♥*Use a Paz*♥*
...para combater a ira,
...manter-se calmo
...respirar fundo
...seguir o coração e a razão ponderadamente,
...fazendo assim o Equilíbrio de seu dia
*♥*Use o perdão*♥*
...para suportar as ingratidões,
...as ofensas
...as perdas
...possíveis e aparentes derrotas
*♥*Use o Amor*♥*
...para enfrentar a vida.
...para encontrar sua paz
...para sentir-se amado
...para sorrir facilmente
...para viver com sorriso,
...para ter paz...
...para perdoar e ser perdoado
...Fique com Deus...

sábado, 8 de maio de 2010

amor incondicional... mãe


Certa vez perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido,aquele que ela mais amava.E ela deixou entrever um sorriso,respondeu:
"Nada é mais volúvel que um coração de mãe".E como mãe lhe respondeu:o filho predileto,aquele a quem me dedico de corpo e alma é o meu filho doente até que sare
O que partiu,até que volte
O que está cançado,até que descanse
O que está com fome,até que se alimente
O que está com sede,até que beba
O que está estudando,até que aprenda
O que está nu,até que se vista
O que nao trabalha até que se empregue
O que namora,até que se case
O que casa até que conviva
O que é pai,até que os crie
O que prometeu,até que cumpra
O que chore,até que cale
E já com o semblante bem distante daquele sorriso completou:
O que me deixou,até que o reencontre

Parabens pelo seu dia. FELIZ DIA DAS MÃES!!!!!!!!!!