Translate

domingo, 28 de fevereiro de 2010

As virtudes de Acsa


As virtudes de Acsa
Tipo: Esboços e estudos bíblicos / Autor: Diaconisa Cida Augusto

“Disse Calebe: A quem derrotar Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher. Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe; este lhe deu a filha Acsa por mulher. Esta, quando se foi a Otniel, insistiu com ele para que pedisse um campo ao pai dela; e ela apeou do jumento; então, Calebe lhe perguntou: Que desejas? Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fontes de água. Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.” Josué 15:16-19

Acsa, filha de Calebe, foi uma daquelas mulheres que experimentou o sofrimento de perto. Nasceu e cresceu no deserto, porquanto Israel caminhava do Egito até Canaã, a terra prometida. Era um tempo difícil, de lutas e provações, escassez, instabilidade, não tendo lugar certo para repousar ou morar. Aprendeu através das batalhas a ser uma mulher forte e valente.
O exemplo de seu pai Calebe, como um homem fervoroso, lutador, trabalhador, conquistador e temente a Deus, foi de forte influência na formação de seu caráter ousado e destemido.
Uma mulher bonita, ao ponto de seu pai oferecê-la como recompensa àquele que conquistasse uma cidade que era habitada por vários gigantes guerreiros, que teriam que ser derrotados. “Disse Calebe: A quem derrotar Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher.”
Com isso Calebe, ganharia uma cidade e entregaria sua filha a um homem valente e conquistador. Otniel foi o vencedor e a tomou como esposa.
Nenhum pai gostaria de entregar sua filha a qualquer um, muito menos há um preguiçoso, medroso ou fracassado.
Outro principio que aprendemos, é que Otniel, fazendo a escolha da batalha para conquistar sua esposa, demonstra que vale a pena lutar por algo precioso e que certamente seria bênção para toda sua vida.
Quando as coisas valiosas são de graça, temos que desconfiar; as boas cousas dessa vida são conseguidas com sacrifícios e lutas. Isso em todo o sentido da palavra, tanto no campo secular, como espiritual. Por isso que o adágio popular é certo: “A esmola quando é muito grande, até o santo desconfia”.
Acsa, por sua vez, sabia que seu pai queria o melhor para ela e confiava na experiência acumulada daquele que verdadeiramente a amava.
Sempre é bom os filhos saberem que seus pais querem o melhor para eles, e que não descansarão enquanto não os verem bem casados, com pessoas que verdadeiramente mostrem horizontes, e lhes possam prover do necessário, no caso das mulheres e como bons provedores e pessoas de caráter ilibado, no caso dos homens
Otniel significa Leão Divino. Acsa casou com um vencedor, um lutador e salvador de um povo.
Tomar decisões erradas em momentos cruciais é arrumar tribulação para vida toda. Veja bem quem é aquele ou aquela que você está escolhendo para casar, para ser o pai ou a mãe de seus filhos. Fujam do tribuloso, do preguiçoso, do violento, do acomodado e em contrapartida, da preguiçosa, da encrenqueira, da murmuradora, da rebelde, ou de quem não queira nada com Deus.
Por algumas atitudes das pessoas podemos analisar a natureza de seu caráter, sua formação e como estão encarando certos desafios que a vida oferece.
Quando recebe de seu pai um pedaço de terra para morar e produzir, Acsa mostra a natureza de seu caráter e como era valorosa e visionária. Ela não ficara satisfeita, ela não se acomodara. Ela sabia que seu pai tinha e poderia dar mais para ela.

As 10 Virtudes de Acsa:
1. Negação ao fatalismo. É aquela idéia de que eu tenho isso, porque mereço, é a verbalização da derrota, “é a sina, é o carma, é o destino, Deus quis assim, né, amém?”
2. Negação ao conformismo. Ela não fica esperando caí do céu, deitada numa rede, ou cheia do espírito do me dá, me dá.
3. Negação da murmuração. Reclamando de tudo e culpando a todos pelas suas mazelas e derrotas.
4. Negação da inércia e da preguiça. Não estava satisfeita com o mínimo, pois tinha capacidade para o máximo.
5. Mostrou-se ser uma boa esposa, submissa ao seu marido. ” Esta, quando se foi a Otniel, insistiu com ele para que pedisse um campo ao pai dela;” Vs 18
6. Uma mulher resoluta e decidida. Depois de falar com seu marido ela mesma toma a iniciativa de ir ao seu pai e pedi fontes de água. “…E ela apeou do jumento..” Vs 18 Uma mulher ativa.
7. Uma mulher persistente. Fez uma longa caminhada para atingir seu objetivo e chegar ao seu pai.
8. Uma mulher fervorosa. Ela conhecia o pai que tinha e sabia que ele era próspero e tinha mais para lhe dar.
Minha irmã, meu irmão, seu pai é riquíssimo e tem o melhor para te dar, vá até ele através da oração e do clamor.
9. Uma mulher visionária. “…Então, Calebe lhe perguntou: Que desejas?” Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fontes de água.” Vs 19” Acsa, pediu de seu pai fontes de água.
Enquanto muitos se conformam com terras secas, com aridez, com deserto, ela rejeita o deserto que seria sua sina. Ela quer mais, crê no mais, crê na amplitude, ela aspira por bênçãos maiores.
10. Uma mulher trabalhadora. Acsa, não queria fontes de águas, para viver na bonança e dependurada em uma rede, mas para trabalhar, pois sabia que a água era o principal meio para se obter a produção de uma rápida colheita.
Acsa, como recompensa, recebe de seu pai muito mais que pediu, pois Ele reconhece que sua filha tinha propósitos nobres em seu pedido, e sabia que aquela terra seria bem cuidada por ela. “Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.” Vs 19
Acsa recebe de seu pai fontes de águas superiores e fontes inferiores, isso mostra como toda a sua terra dos altos (montanha) e dos baixos (vales) seriam abençoadas, toda a amplitude de seu terreno, seriam regados por águas.
Meu irmão, minha irmã, Deus tem águas puras e cristalinas para abençoar tudo que te pertence, todo o teu território. Está selado do norte e sul, leste e oeste, tudo está debaixo das promessas do Altíssimo.
CONCLUSÃO: Jesus é fonte de água da vida que te sacia em todos os momentos. “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” João 7:37,38
Acsa era uma mulher valorosa, intrépida e ousada como tantas mulheres nesse mundo. Que o exemplo desta mulher inspire a muitos cristãos a seguirem suas virtudes para que tanto sua casa como terra e nação sejam tomadas de bênção das águas puras e cristalinas.
lEIA MAIS NO WWW.ATOSDOIS.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário