Translate

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

adolescente ou aborrecentes?????

Adolescência a fase de transição entre a infância e a maturidade que se estende, aproximadamente dos 13 aos 23 anos para o homem, e dos 11 aos 21 para a mulher.

Os adultos costumam dizer que eles só não esquecem a cabeça porque está ligada ao pescoço. O fato é que eles tem uma memória bem diferente da dos adultos. Enquanto os adultos lidam com o futuro, os adolescentes lidam com o presente. Sua memória operacional, ou seja processo de armazenamento temporário da informação (lembranças presentes) é menos abrangente e menos profunda.
A adolescência passa depressa, e os adolescentes parecem decididos a viver uma vida inteira nesses poucos anos. O pensamento lógico, a reflexão, a meditação parecem tomar tempo demais para lhe darem atenção. As palavras lhes saem infindáveis e sem esforço. Antes mesmo de pensarem eles já estão agindo. Os adolescentes deixam para pensar depois.
Apaixonados, eufóricos, irados… os adolescentes são intensamente emocionais. Mas um olhar mais atento verá que faltam algumas emoções mais refinadas, que virão somente com a maturidade. Generosidade, altruísmo, fidelidade, humildade são emoções construídas pelo cérebro adulto. O cérebro adolescente se concentra em nas emoções básicas ou primárias.
A adolescência é uma época de imaturidade em busca de maturidade. Mas… como é difícil para os pais este novo período na educação dos filhos! No adolescente, nada é estável nem definitivo, porque se encontra numa época de transição.
O caminho básico que os pais devem seguir é o da compreensão, com o devido respeito e carinho que merece cada um dos adolescentes.
DICAS PARA AJUDAR A LIDAR COM UM ADOLESCENTE: Não existe formulas mágicas!
- Conhecer bem cada adolescente, os seus pontos fortes, as suas fraquezas, amizades, etc.
- Revelar-lhe como é, o que lhe está a suceder e que sentido têm as mudanças que está a sofrer.
- Que conheça as suas limitações e as suas possibilidade.
- Ajudá-lo a esclarecer o que é a autêntica liberdade, distinguindo-a da libertinagem.
- Que desenvolva a virtude da fortaleza, para que possa fazer por si mesmo esforços pessoais.
- Fomentar a flexibilidade nas relações sociais.
- Sugerir actividades que lhe permitam estar ocupado.
- Que reflicta nas influências negativas do ambiente, especialmente nas que derivam da manipulação publicitária e nas que motivam condutas sexuais desordenadas.
- Estabelecer uma comunicação baseada no respeito, na confiança e na oportunidade.
- Ter sempre muita compreensão e paciencia
- Aprender a escutá-los.
- Ser firme, nas decisões que se tiverem tomado, mas com suavidade.
- Compartilhar dos seus projectos.
- Ser cauteloso ao fazer exigências .
- Ceder nas coisas de pouca importância.
- O dialogo é a melhor estratégia, melhorar o diálogo, escutar mais e falar menos. Eles passaram pelo menos dez anos a ouvir. A criança escuta e obedece, mas o adolescente não é assim.
- Não julgar as suas acções: procuremos escutar e compreender.
- Pais Aproveite todo o tempo que possa passar com o seus filhos adolescentes. Não exactamente para lhes dar sermões, mas simplesmente para estar com eles. Que nos vejam, que nos sintam perto. Por vezes, parecemos estar sempre tão ocupados – na cozinha, no trabalho, ou escondidos atrás da televisão ou do jornal – que damos a impressão de que nos interessa mais saber o que se passa lá fora do que aquilo que sucede na nossa própria casa.
- Não fazer da vida dos adolescentes uma tragédia grega, mas, antes, descobrir em conjunto com eles que se trata de uma maravilhosa aventura, de uma viagem única que os levará a serem uns jovens autênticos e seguros de si mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário