Translate

terça-feira, 26 de julho de 2011

Matando um leão por dia


Quem nunca ouviu ou pronunciou essa expressão? Todos nós já vivemos momentos de grande dificuldade e também tivemos de enfrentar imensos desafios. Mas. Com certeza, nenhum de nós precisou lutar com um leão. Isso é remotamente possível de acontecer quando se vai ao continente africano. É obvio que estamos falando no sentido figurado.

Na Bíblia, encontramos Davi, que no sentido literal, enfrentou o leão ( 1 Samuel 17)

Quem é o leão?

· O leão é chamado de o rei dos animais ou reidas selvas

· O leão está no topo da cadeia alimentar dos animais que abitam na terrra

· Animal rapido pode atingir 58 km/h

· Alimenta-se com cerca de sete quilos de carne

· Sua pata pode abrir uma ferida de mais de dez centimetros de profundidade

· Ele é especialista em quebrar pescoço de suas vítimas

· Diz-se que o som do rugido do leão pode ser ouvido até nove quilometros de distância

· É um animal com aparencia majestosa e imponente, com apetite voraz e devorador, além de ser bem bravo e perigoso.

O leão é citado na bíblia 89 vezes, sendo 83 vezes no VT e 06 no NT. Na época do VT, os leões eram comuns nas florestas da Palestina, por isso as diversas citações bíblicas a respeito do felino.

O leão representa para nos do dia de hoje as lutas, as adversidades que são mais poserosas que a nossa força, os inimigos cruéis e violentos, que tentam afastar-nos da presença de Deus.

O leão tem um apetite voraz. Isto significa para nós os desejos mais profundos e perniciosos da natureza humana, e que não são faceis de ser vencidos. São eles:

· Sexo

· Dinheiro

· Poder

Esse trio compõe o LEÃO, um animal faminto. Estás três coisas não é facilmente dominavel em nossa vida diaria.

SEXO – Deus preparou o sexo conjugal para o homem e a mulher tornarem-se uma só carne. Hebreus 13.4 enfatiza que o casamento deve ser honrado, preservando o leito conjugal, isto é que maridos e esposas sejam fieis um ao outro.

O texto ainda adverte que Deus julgará tantos os imorais, os que são dão à prostituição como aos que cometem adulterio. Portanto, esses apetites carnais precisam ser controlados na vida do servo de Deus, e não há outro cminho para escapar da queda do ataque desse leão voraz, a não ser vigilancia e a oração.

DINHEIRO – O dinheiro é uma parte necessária à vida,ele não é essencialmente mau nem bom. 1 Timoteo 6.10 enfatiza “porque o AMOR do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmo s com muitas dores.”

Veja que não é o dinheiro em si, mas o amor ao dinheiro. No desejo imoderado, voraz, é onde está a raiz de todos os males.

PODER – É um grande atributo leonino. O poder significa a capacidade ou possibilidade de fazer algo; é o direito de agir, mandar, deliberar e exercer autoridade sobre as coisas, pessoas, instituições e nações.

A nossa sociedade está enloquecida pelo poder infestado de ambição, po pessoas ansiosas em assumir o dominio das situações, ter fama, ser estrela, ter em suas maos o “poder”para fazer o que quiser, como quiser, e sem medir as consequencias. É como se as pessoas se tornassem deuses, os donos de tudo e todos.Isto fz com que as pessoas percam as referencias de familia, de honestidade, levando-as a viver um estilo de vida desprovido de moral.

Há também lideres religiosos preocupando-se com a propria imagem mais do que com o evangelho de Cristo; cristãos mais interessados em mostrar quem são do que em apresentar o Deus a quem servem.

As nossas igejas, infelizmente, também têm sido afetadas pela vaidade do poder. Vemos cristãos em busca de fama e glória, tentando manter o controle de situações em vez de deixar Deus controlar tudo. Essas pessoas querem tomar para si a glória de Deus.

A bíblia afirma que, em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre ( 1 Pe 4.11).

Para controlar este apetite voraz em nossa vida precisamos ser revestidos do poder do alto (Lucas 24.49) e deixar que Deus faça coisas tremendas por meio de nossa vida.

ORGULHO- O leão é um animal imponente e majestoso. Sabe o que isso exemplifica? O orgulho, a soberba. Eis uma das coisas que mais aborrece a Deus. Em Proverbios 6.16 está escrito que seis coisas aborrecem ao Senhor; a primeira delas é olhos altivos – a soberba; e é por isso que Davi, no Salmo 19.13 afirma: “Também da soberba guarda teu servo, pra que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão.”

Esse grande rei temia que o sucesso e a fama pudessem corromper seu coração, tornando-o arrogante, presunçoso e altivo. A soberba é uma autoelevação, que provoca no homem o sentimento de autossuficiência, isto é, o homem pensa que é Deus e não precisa de Deus, que ele é o “cara”, que ele faz e acontece.

A soberba é uma coisa terrível, porque uma pessoa que pensa ser autossuficiente está dizendo, direta ou indiretamente, que não precisa de Deus.

A soberba é uma coisa muito perigosa para nossa vida, e é muito fácil nos deixarmos dominar por ela. E o que é pior é que ela não poder ser discernida facilmente pelo próprio homem. Você quer ver uma coisa? Quer saber quem realmente alguém é, dê um pouco de dinheiro e de poder para essa pessoa. Aí você vai saber quem ela é.

Muitas vezes o indivíduo tem consciência de que não é nada, é humilde, quietinho, manso. Contudo, se tiver um pouco de dinheiro e algum poder, fica “metido a besta”, presunçoso. Vira uma pessoa perigosa, um leão a ser dominado.

Para dominarmos está tendencia perigosa em nossa vida, devemos sempre orar como Davi, pedindo que o Senhor não permita que a soberba apodere-se de nós.

CONCLUSÃO: Você prevalecerá esses “leões” representados aqui no estudo com Deus, não murmure, Deus só nos dá desafios que possamos vencer. Não olhe as tempestades, as lutas, as adversidades; quanto maior a luta maior será a vitória. Podemos vencer todas a lutas se tivermos Deus ao nosso lado. Tenha um coração temente e obediente a Deus. O Senhor será a sua força, o seu escudo e a sua fortaleza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário