Translate

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dicas para escolher o transporte escolar mais seguro

Levar e buscar as crianças na escola é uma tarefa que nem todas as mães podem fazer, por isso a escolha do meio de transporte do seu filho deve ser feita com muito cuidado porque a “carga” é muito preciosa. Os pais recorrem ao transporte escolar como uma alternativa para levar os filhos à escola. Entretanto, para evitar dores de cabeça é necessário certificar alguns itens indispensáveis para a segurança e eficácia do serviço

Escolher o melhor serviço de transporte escolar não é apenas uma questão de comparar preços. Afinal, o transporte escolar envolve dirigir bem, manter o carro em boas condições, cuidar para que as crianças comportem-se a bordo e levar cada uma delas até dentro do colégio, tudo na mais completa segurança.

Como educadora e mãe tenho hábitos de verificar a segurança de Tudo que envolva as crianças. Este hábito que deveria ser comum a todos os pais, pasmem não é, e com o tempo e uma exigência peculiar do meu perfil, meus olhos ficaram treinados em detectar o perigo. E o transporte escolar é o alvo deste post’s. o que tenho observado aqui na minha cidade causa muito MEDO. Motoristas com vans cheias de crianças transitando de forma que oferecem perigo aos estudantes, são inúmeras as infrações por eles cometidos, poucos respeitam sinalização de transito, ultrapassagem perigosa, param em cima de faixas de pedestre, em fila duplas em não só em frente as escolas, causando transtornos no trânsito. Costumam aceler as crianças o tempo todo porque estão sempre com pressa, sinto de segurança, cadeirinha para crianças pequeninas, é LENDA. Convido vocês leitores deste artigo observem o trânsito e verifiquem se estou escrevendo bobagem. Veja algumas dicas para escolher a condução para o seu filho.

Transporte legal: Verificar se os carros tem um selo de vistoria colado no pára-brisa da Van;

Velocidade controlada: Os pais devem controlar a velocidade das vans que transportam seus filhos( seu maior tesouro) procure pelo tacômetro, que fica no painel. É um velocímetro grande, trancado com chave, igual ao usado nos ônibus urbanos. Ele funciona como uma caixa-preta e registra, por exemplo, se o carro passou da velocidade máxima permitida, de 60km/h. Na falta do tacógrafo, o carro deve ter um limitador de velocidade.

Lugar marcado:Não importa se as crianças ocupam menos espaço que os adultos: a lotação do carro é dada pelo número de cintos de segurança. Na van ou no ônibus escolar, todos devem viajar sentados, usando cinto de segurança. O extintor deve estar no prazo de validade. As janelas não podem abrir mais que um palmo, para evitar que crianças ponham a cabeça ou o braço para fora.

Disciplina: Para evitar a bagunça a bordo, o transporte escolar precisa ter, além do motorista, um acompanhante, maior de 18 anos e autorizado pela prefeitura. A ele cabe buscar as crianças na porta de casa e levá-las até a porta do colégio. Assim, elas não ficam sozinhas na rua. O motorista, que deve ter habilitação do tipo D, fica sempre dentro do carro, preocupado apenas em dirigir.

Ficha limpa: O motorista de ônibus ou van escolar precisa ter mais de 21 anos e autorização do município. O Código de Trânsito exige carteira de habilitação do tipo D, como a usada por motoristas de ônibus e caminhões. O prontuário de multas do motorista deve estar limpo, sem nenhuma infração grave ou gravíssima nem duas infrações médias nos últimos doze meses. E não custa lembrar: nem o motorista nem o acompanhante podem fumar dentro da condução ou carregar qualquer tipo de arma.

Tipo de veículo: Podem fazer condução escolar vans e ônibus com pelo menos 9 lugares, portas dos dois lados, tacógrafo e cintos para todos os passageiros.

Aparência: Uma faixa amarela com a inscrição “Escolar” e o número de registro no município. As placas são vermelhas.

CONCLUSÃO: Caro leitor dá um trabalhão checar esssas informações, mas é necessário para segurança do seu maior tesouro, também oriento pedir relatório mensal dos acontecimentos com o veículo. Não se preocupe se te rotularem de chato, é seu direito saber todas essas informações o transporte do seu filho(a) é um prestador de serviço. Pensa que acabou é ... se todos os itens acima estão certos, é o momento de saber sobre o motorista, se ele tem a habilitação para este tipo de veículo, e considerar como um ponto positivo se além do motorista o veículo tiver um monitor que ajude na segurança das crianças.

Depois disso basta observar como o motorista e o monitor tratam as crianças, e assim é preciso apenas escolher qual veículo está de acordo com os seus conceitos.

Um comentário:

  1. Cidaa adorei as dicas, já estou me informando para quando tiver os meus pimponhos rsrsrs. Bjs

    ResponderExcluir