Translate

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

VERÃO= DIVERSÃO, DESCANSO, PRAIA, SOL E TAMBÉM CUIDADOS COM A SAUDE!

O VERÃO é a estação mais esperada do ano, mas requer alguns cuidados 
Quais são os principais cuidados que devemos ter no verão?
 – É indispensável proteger-se do sol, usando protetor solar, pelo menos duas vezes ao dia, mas nas áreas do corpo mais expostas, o protetor deve ser usado a cada 2 horas. Também é bom usar chapéu ou boné e óculos escuros para ajudar a proteger, ainda mais, o rosto dos raios solares. Beber bastante líquido, ingerir alimentos leves, como frutas e verduras, e evitar expor-se ao sol são recomendações básicas. Também vale a pena usar roupas leves, preferencialmente de algodão, e hidratar a pele.
Amigos leitores eu radicalizei neste verão – DEIXEI A PREGUIÇA DE LADO INICIEI UMA DIETA A BASE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL- exercicios físicos (ACADEMIA) E ESTOU MUITO FELIZ COM OS RESULTADOS!
 Quais as doenças mais comuns no verão e como é possível evitá-las?
 – São muitas as doenças provenientes do calor, que é especialmente mais forte nesta época do ano. Entre as de maior incidência estão as queimaduras solares por exposição exagerada ao sol, miliária (brotoeja), fungos e assaduras. Urticárias solares e pitiriase alba (manchas brancas que surgem, em geral, após permanência nas praias) e herpes simples também podem decorrer do calor exacerbado e do contato com areia ou água do mar contaminadas. Alguns tipos de alergia e manchas na pele também podem ocorrer com a exposição ao sol após contato com frutas cítricas e pela ingestão de medicamentos. Para prevenir todos esses tipos de doenças, devemos preferir ficar em ambientes mais frescos e expor-nos ao sol apenas no horário recomendável. Também é preciso secarmos bem o corpo após os banhos de mar e de água doce, principalmente virilha, axilas, região abaixo dos seios e espaços entre os dedos. Ah uma dica muito importante nada de ficar o dia inteiro com a roupa de banho molhada no corpo.
 Qual é o melhor horário para aproveitar o sol? Que tipo de protetor solar deve ser usado?
 – O melhor horário para se tomar sol saudavelmente é até às 10h e depois das 15h, quando o sol volta a ficar mais brando. O protetor deve ser de no mínimo fator 15 para as pessoas com peles mais escuras, e fator 30 para as claras. Mas nada de ficar estirado na praia sem sombreiro. Eu sou morena e uso fator acima de 30. Quero ter certeza que estou protegida!
 – Quais os cuidados especiais com as crianças no verão?
 – As recomendações são praticamente as mesmas daquelas para os adultos. Mas as crianças não devem deixar de usar protetor solar infantil, e os responsáveis devem sempre reforçar a aplicação do protetor em todo o corpo para evitar a vermelhidão e a ardência na pele, que incomodam ainda mais as crianças. Também é preciso usar boné e dar bastante líquido à garotada, principalmente água, como também levar a turma para aproveitar a praia em horários em que o sol esteja mais fraco. Queridos leitores vamos proteger os pequeninos!
 – Quais os cuidados a serem tomados por quem tem problemas de pele, mas quer frequentar as praias?
 – Quem tem problemas de pele sempre deve evitar a exposição ao sol, principalmente as pessoas com vitiligo e lúpus. A primeira é caracterizada pela perda de cor da pele em algumas regiões do corpo. Ela não é contagiosa e decorre da perda da pigmentação natural da pele. Já o lúpus é uma doença que
desequilibra a defesa imunológica. Quem tem quaisquer outros tipos de problemas de pele não deve expor-se ao sol, nem descuidar do uso do protetor solar. Essa é uma dica muito importante, pois desejo à todos um verão com saúde!!!!!!!!!!!!!
 – Como devem ser tratadas as queimaduras solares?
 – As queimaduras provocadas pela exposição exagerada ao sol devem ser tratadas com compressas de Líquido de Burow (solução de acetato de alumínio) e pasta d’água. Nos quadros mais graves, em que a pessoa tem vômitos, febre, pele muito avermelhada, com bolhas e ardor, deve-se procurar, o quanto antes, um dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia para avaliar cada caso e receitar os cuidados mais adequados para o problema. Cuidado amigos e leitores nada de ficar da cor de um tomate!!
  O que é preciso para evitar a desidratação durante a estação mais quente ano? Qual a quantidade de líquido recomendada pelos médicos para ingestão diária?
 – Devemos ingerir bastante líquido, principalmente quando estamos expostos ao sol e suando muito. Podemos beber água, sucos e água de coco. A quantidade mínima de água por dia deve ser de 2 litros, mas se estamos suando muito essa quantidade deve ser maior, mesmo que a pessoa curiosamente não sinta sede. Eu tomo muita água de coco.
Para mais dicas sobre cuidados com a pele, os leitores podem acessar o site www.sbdba.org.br.
Bom Verão, aproveite e não esqueças essas dicas preciosas!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário