Translate

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Honra gera Honra...

Honrar pai e mãe é um mandamento com promessa e a promessa são longos dias na presença do Senhor, saúde, vitalidade, honra perante Deus. (Ef. 6.2)

Introdução: Desde a fundação do mundo a obediência nunca foi bem vinda na vida do ser humano. Mal começa a engatinhar, a criança descobre como se abre o armário, uma gaveta, e faz uma grande bagunça e quando os pais a recriminam , obvio que ela não gosta, fica brava e aborrecida porque lhe é agradavel fazer o que não é bom a obedecer sua mãe. E assim por toda vida a natureza humana luta contra a obediência.

Todas as vezes que leio este mandamento da lei de Deus, fico refletindo quão grande é o amor e a dedicação dos pais, nos cuidados e educação dos filhos. Somos provedores de nossos filhos em suas necessidades físicas, emocionais, materiais, espirituais, e sempre estamos preocupados, com o que de melhor podemos lhes oferecer para formá-los de modo a que venham ser bons cidadãos, contribuidores e transformadores de um mundo melhor, fazendo a diferença com suas existências, Penso muito sobre o vínculo visceral de carne e espírito que liga pais e filhos e quão significativo é que as suas vidas sejam vividas numa relação de natural e imprescindível harmonia. Todos nós pais lutamos para ter um lar harmonioso, cheio de paz e tranquilidade.

Com o passar do tempo os costumes se alteram, as relações familiares são influenciadas por pela “modernidade” dos “novos tempos”, disciplina é questionada, isto pode, aquilo não, liberar, censurar, controlar, ouvir os filhos, deixá-los participar de decisões familiares, ser democrático… Enfim, são tantas as teorias e escolas de pensamento pedagógico, que os pais entram em crises de insegurança e incertezas diante da tarefa gigantesca, do desafio de agir corretamente na missão de educar. São muitos os conflitos.

No entanto, Deus nos deu a receita, quando estabeleceu, no deserto de Sinai, as leis, os mandamentos pelos quais deveria o povo se guiar, e entre os dez, estipulou um , o quarto, para o qual, ao cumprí-lo, estava prevista a promessa: ”Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.”

Vejamos o significado de honra: "O que significa honrar meu pai e minha mãe?"

Honrar seu pai e mãe é demonstrado através de palavras e ações que surgem de uma atitude interior de estima e respeito pela posição que ocupam.
A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição. Por exemplo, algumas pessoas podem não concordar com as decisões de seu presidente, mas ainda devem respeitar sua posição como líder de seu país. Semelhantemente, filhos de todas as idades devem honrar seus pais, quer seus pais “mereçam” ou não.
Deus nos exorta a honrar nosso pai e mãe. Ele tanto valoriza honrar aos pais que incluiu esse princípio nos 10 mandamentos (Êxodo 20:12) e novamente no Novo Testamento: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra” (Efésios 6:1-3).
Durante a época do Velho Testamento, falar mal contra os pais ou rebelar-se contra as suas instruções resultava em punição capital (pena de morte) Êxodo 21:15-17; Mateus 15:14! Enquanto aqueles que honram seus pais são abençoados (Jeremias 35:18-19), uma característica daqueles com uma “mente corrompida” e daqueles que não agradam a Deus nos últimos dias é desobediência aos pais (Romanos 1:30; 2 Timóteo 3:2).
Mesmo que não estejamos mais sob sua autoridade, não podemos ignorar o comando de Deus de honrar nossos pais. Até Jesus, submeteu-se aos Seu pais terrenos( José e maria) e ao seu Pai Celestial (Mateus 26:39; Lucas 2:51). Ao seguir o exemplo de Cristo, como Cristãos devemos tratar nossos pais da mesma forma reverencial com a qual nos aproximaríamos de nosso Pai Celestial (Hebreus 12:9; Malaquias 1:6)
Honre-os tanto com suas ações como com suas atitudes (Marcos 7:6). Honre seus desejos, tanto os que eles já expressaram quanto os que não expressaram verbalmente. “O filho sábio [ouve] a correção do pai, mas o escarnecedor não ouve a repreensão” (Pv 13:1).
Muitos filhos atualmente agem como os fariseus. Eles honravam seus pais com palavras, mas suas ações provavam o verdadeiro motivo de seus corações. Mateus 15.3-9.
Honrar é mais do que da boca pra fora. A palavra honra nessa passagem é um verbo e, como tal, exige uma escolha/ação correta.
Honrar traz consigo a idéia de dar glória a alguém. 1 Coríntios 10.31 nos diz que qualquer coisa que façamos deve ser feita para a glória de Deus. Devemos procurar honrar nossos pais da mesma forma que Cristãos tentam trazer glória a Deus – em nossos pensamentos, palavras e ações.
Honra gera honra. Deus não vai honrar aqueles que não obedecem Seu comando de honrar seus pais. Se desejamos agradar a Deus e ser abençoado, devemos honrar nossos pais. Honrar não é fácil, não é sempre divertido, e com certeza não é possível apenas com nossas próprias forças. No entanto, honra é um caminho certo ao nosso propósito de vida: glorificar a Deus. “Vós, filhos, obedecei em tudo a [vossos] pais, porque isto é agradável ao Senhor” (Colossenses 3:20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário