Translate

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Removendo as máscaras


Introdução: Vivemos num mundo de mascarados que tentam se mostrar generosos, piedosos, moralistas, simpáticos, amáveis, mas  seu coração está cheio de malícia, oportunismo, manipulações,  enganadores natos. O uso de capas, disfraces, escapes que sempre estão encobrindo a verdade. Portanto a máscara quase sempre esconde a mentira, a identidade verdadeira da pessoa, o fato ou circunstância que a envolve a mentira, a identidade verdadeira da pessoa, o fato ou a circunstancia que a envolve.
Versiculo chave: “Mas todo nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformado de glória em gloria na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. 2 Co 3.18
            Todas as vezes que leio o versículo acima, reflito sobre a necessidade que temos de sermos transparentes em tudo o que fazemos. Foco minha mente na expressão “rosto descoberto”, o que me dá a ideia de alguém sem nada no rosto, sem máscara.
            Vejamos a definição para palavra máscara: Uma máscara é um acessório utilizado para cobrir o rosto,um disfarce a palavra tem, provavelmente, origem no latim mascusou masca = "fantasma", ou no árabe maskharah = "palhaço", "homem disfarçado". Existe várias maneiras de utilizar este acessório, uma delas é esconder a sua identidade; é sobre este tipo de máscara que trataremos neste post’s.
Posso afirmar que em algum momento da nossa existencia nenhum homem deixou de usae algumas máscaras. São vários os motivos: medo, insegurança, orgulho, seja qual for o motivo as tais garantem certa estabilidade. Falta ao ser humano preparo para ser transparente num mundo tão ameaçador. Portanto as máscaras também são usadas para” proteção.”  O perigo é fazer das máscaras uso comum e constante tornando-as ferramentas de sobrevivência.
A máscara proclama a mentira ou esconde a verdade!? Algumas
Máscaras são usadas desde o principio da humanidade , e são vistas mencionadas  nas escrituras.
1-    A máscara da piedade – Muitos crentes tentam apresentar uam espiritualidade que não possuem. Querem se  mostrar mais piedoso do que são na realidade.
O apóstolo Paulo, ensinando sobre a doutrina da nova aliança , diz que devemos ser ousados em vez de agir como Moisés que quando subiu o Monte Sinai para receber as tábuas da lei , ao regressar , seu rosto brilhava .As pessoas não podiam olhar para ele;  então ele  pôs um véu sobre a face para que as pessoas pudessem se aproximar dele, olhar para ele, falar com ele.  Mas houve um momento em que moisés percebeu que a glória estava acabando . Ele não precisava mais usar aquele véu , porém não o tirou . Talvez tentando impressionar pessoas com seu privilégio , com a honra que o senhor lhe propiciou .
2-    A  máscara da autoconfiança -   é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa.

O apóstolo Pedro era um homem impulsivo . Falava para depois pensar . Quando Jesus declarou que seus discípulos iriam se dispersar , duvidar , Pedro foi logo dizendo que ainda que todos o abandonassem , ele jamais o faria .estava pronto para ir para prisão ou até mesmo morrer por ele
Pedro julgou-se forte porém naquela mesma noite dormiu quando Jesus pediu para ele vigiar.Abandonou a Jesus e juntou-se na roda dos escarnecedores negando-o . A máscara da auto confiança caiu quando Jesus olhou para ele .então , Pedro caiu em si, se vergou e chorou
.

3-    A  máscara do legalismo ou religiosidade  - um legalista é crítico , inflexível mas magnânimo consigo.ele enxerga um cisco no olho do outro mas não tira a trave de do seu .vive de aparências , não se expõe.

Os fariseus eram legalistas, hipócritas , fiscalizavam a vida alheia mas não cuidavam de sua intimidade com Deus . Jesus os comparou com sepulcros caiados , limpos por fora , mas mofados por dentro .eram hipócritas, conforme falou o Mestre. Essas pessoas não servem a Deus, mas a religião, e servem com medo do inferno ou mesmo da vida! O jovem rico é um exemplo disso. Ele era extremamente religioso,  mas sabia que faltava algo em sua vida. Faltava a experiência da salvação! Faltava o desapego às riquezas terrenas! Faltava tirar a máscara da religiosidade e ser verdadeiro diante de Deus!  Ser dedicado à igreja não é um mal em si, mas quando essa dedicação é usada para encobrir fraquezas pessoais, para se esconder, para fugir da realidade, aí, meu irmão, é preciso tirar a máscara!

4-    Máscara do ditador -  Você já viu aquelas pessoas que querem mandar em tudo e em todos? Elas sabem tudo, podem tudo, querem tudo, fazem tudo. São absolutas! Não aceitam um “não” como resposta.
Parecem “leões”, mas por dentro são “gatinhos” medrosos. Usam máscara para disfarçar seus medos e temores.
5-    Máscara da santidade -  crentes santarrões -  a frase do Felipe Valadão retrata bem isso.

“Quanto mais alguém te cobra perfeição mais ela esta andando em pecado. Lembra dos Fariseus cobrando perfeição de Jesus? Hoje não mudou nada”!
Você já viu alguém que é mais crente do que todo mundo, mais santo do que todos? Tudo é pecado! Tem que orar o tempo todo, jejuar, se consagrar, ir pra igreja... É uma história de o “sangue de Jesus tem poder” o tempo todo e pra tudo! Jesus! É muita “santidade” (entre aspas porque santidade não se resume a isso)! Tire essa máscara!
Reflexião:  Será que usamos máscaras o tempo todo? Essa resposta só cada um dos cristãos pode dar a si mesmo! Mas voltando ao versículo chave o que seria melhor mesmo é ficar com o “ROSTO DESCOBERTO”, refletindo como um espelho a glória do Senhor, sendo transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”,  do que usar qualquer tipo de máscara!
Sejamos nós mesmos, sinceros, verdadeiros, amantes do bem, honestos, crentes de verdade! Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro,tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, o que é de boa fama., se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.  (Filip. 4.8)
A vida cristã é uma contínua remoção das máscaras . Como pessoas bem ajustadas , retirar as mascaras é um ato de coragem pela busca da coerência e transparência para vivermos libertos .
O Espírito Santo precisa ter liberdade em nosso ser para remover os entulhos , as pedras , os espinhos para sermos transformados de glória em glória até atingirmos a estatura de cristo , o varão perfeito na eternidade.
Que Deus nos ajude a tirar as nossas máscaras, sejam elas quais forem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário