Translate

domingo, 5 de agosto de 2012

Toledrato de paciência ...



“Na vossa paciência, possuí as vossas almas.” (Lucas 21:19)

 DEFINIÇÃO: 1- Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.( Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Paciência:  significa “virtude que consiste em suportar os males e incômodos sem reclamar, sem se revoltar ou irritar; resignação; saber esperar com calma; qualidade ou comportamento de quem não desiste nem desanima ; perseverança”.( versão eletrônica do dicionário Caldas Aulete)

            Há alguns dias que vejo a imagem acima circulando nas redes sociais, as pessoas compartilhando curtindo, alegando não terem paciência, eu mesma curti e  disse que estava precisando muito de paciência. Porém comecei meditar na importancia da paciencia para minha vida e como a presença da mesma é importante.

            Em qualquer tarefa da vida precisamos dela, mas em momentos de tribulação em que a paz parece te fugido de nós é imprescindível, se a perdemos ficamos sem solução ou tomamos decisões erradas e precipitadas.

            De acordo com a versão eletrônica do dicionário Caldas Aulete, a palavra paciência significa “virtude que consiste em suportar os males e incômodos sem reclamar, sem se revoltar ou irritar; resignação; saber esperar com calma; qualidade ou comportamento de quem não desiste nem desanima ; perseverança”.

            A palavra paciência é citada muitas vezes nas Escrituras Sagradas Diante de tanta repetição, a paciência torna-se, então, um tema importante a ser meditado.
 A “Calma” é algo raro neste início do século XXI, especialmente nas mais populosas cidades brasileiras. É exatamente o contrário da prática habitual no trânsito, nos conflitos conjugais e nas relações interpessoais em geral. E até mesmo na vida de alguns cristãos, a paciência é uma atitude em desuso.
            Entretanto, quem deseja seguir a Deus deve ficar atento. As Escrituras Sagradas não repetem o mesmo tema por falta de assunto, por mera insistência ou simplesmente para preencher os espaços em branco das folhas de papel.
            Margaret Thatcher uma vez disse: “Eu sou extremamente paciente contanto que consiga o que queira no final”.
            Quando tudo está indo do jeito que queremos, é fácil demonstrar paciência. O verdadeiro teste de paciência aparece quando nossos direitos são violados; quando o carro esporte nos corta no trânsito; quando um grupo de adolescentes estão se comportando de forma inadequada; quando pessoas nos ridicularizam, são várias as situações que nos tiram a paciência.
            Algumas pessoas acham que têm o direito de ficar chateadas quando enfrentando irritações e provações. Impaciência é quase como uma ira justa. A Bíblia, no entanto, fala de paciência como um fruto do Espírito (Gálatas 5:22), o qual deve ser produzido por todos os Cristãos (1 Tessalonicenses 5:14). Paciência revela nossa fé no fato de que Deus sabe qual o melhor tempo para tudo e que Ele é onipotente e amoroso.
            É claro que paciência não acontece da noite para o dia na vida de um crente. O poder e a bondade de Deus são muito importantes para o desenvolvimento da paciência em Seus filhos.
            Deus é paciente, se não o fosse nós não estaríamos mais na terra. Ele está sempre nos esperando arrepender, voltarmos ao primeiro amor. Deus é amor e amor é paciência. Então concluindo, precisamos amar mais a vida as pessoas a cada momento.
“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”(Filipenses 4:6-8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário