Translate

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A sua religião é pura e sem mácula?

            Assistindo um programa de televisão aqui da minha cidade, vi uma reportagem muito interessante sobre um grupo(espírita) que entregam alimentação aos necessitados (moradores de rua), por sinal que trabalho lindo, com um menu farto incluindo uma maravilhosa lasanha, isso mesmo, LASANHA.  Me perguntei onde está a velha sopa servida em garrafas pet cortada ao meio que vi muitos cristãos e me incluo entre eles distribuirem aos moradores de rua? Confesso que fiquei impactada com o que vi e ouvi dos voluntários do grupo, os envolvidos falaram  do projeto, do mapeamento da area que necessitava de ajuda,  do amor pelos irmãos necessitados, tudo tão organizado, mas pareciam uma empresa do ramos de alimentação, nem vou falar do lugar onde preparavam o alimento. Parabéns ao grupo.
            Essa reportagem me trouxe a memoria o apóstolo Tiago e alguns   textos bíblicos que tratam da questão da ajuda aos orfãos, viúvas e menos favorecidos, fiquei a pensar  em como os cristãos da atualidade vêem essa questão e como aplicam este mandamento de Deus em suas vidas. Em tiago 1.27 diz que  "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo". Lamento profundamente que alguns cristãos e até instituições religiosas tenham rasgado essa parte da Palavra de Deus que é a Bíblia.
            Tiago  escreveu um dos livros mais práticos da Bíblia que fala sobre a importância de mostrar fé ativa e obediente, e de deixar a palavra de Deus entrar nas profundezas do coração. Segundo Tiago temos que tratar os outros com igualdade, dominar a língua, evitar contendas carnais e procurar a salvação dos outros. Temos vivido Tiago 1.27? Confesso que estou devedora em alguns pontos. Que Deus me ajude a viver essa palavra dia- a -dia.
            Paulo outro apóstolo de Jesus também orientou os santos a honrarem as viúvas. Disse que quem "não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel".
            O cuidado com orfãos, viúvas e necessitados, foi estabelecido por Deus muito tempo antes de a igreja do Senhor ser inaugurada no dia de Pentecoste. Desde os tempos do Antigo Testamento que Deus já preocupava-se de forma muito peculiar com a vidas dessas pessoas.
            Na Biblia encontrei muitos versículos sobre viúvas, colocarei os textos para que vocês possam consultar.( Tm 5. 3-7; Gn 38.11; Ex 22.22; Lv 21.14; 22.13; Nm 30.9; Dt. 10.18 e 14.29/ 16.11 e14/ 24.17/ 24.19-21/ 26.12-13/ 27.19). Alimente-se!
            O evangelho exige mudanças radicais na vida do discípulo. Em Dt. 26. 13, lemos que na festa cerimônial das ofertas que ocorria a cada três anos em canaã (ler todo o cápitulo 26 de Deuteronômio), parte dos dizímos deveriam ser destinados a atender orfãos, viúvas e estrangeiros, isso nos lembra de coletividade, uma ajuda coletiva aos necessitados daquela época.
            A caridade(palavra que em algumas traduções bíblicas traduzem por AMOR) faz parte do orçamento do verdadeiro cristão( ler Ef. 4.28). Quando ajudamos pessoas necessitadas, estamos servindo a Deus( Mateus 25.41-46 e Mateus  22.36-40)nos relata sobre uma recompensa que virá de Deus e enfatizam o segundo mandamento de Deus. Alguem ai lembra qual é? Esse mesmo “amar o proximo como a si mesmo”.
            Não estou aqui para julgar o que as instituições fazem com seus recursos, apenas citei uma referência bíblica onde aponta para essa ajuda aos mesmos. As viúvas hoje simbolizam os pobres e necessitados, seja necessidade espiritual ou financeira é dever de todo cristão socorrer os necessitados. Fico me questionando com as desculpas que ja ouvi quando o assunto é mexer no bolso das pessoas para ajudar necessitados ou seja quem for. Certamente vocês também ja ouviram o mesmo.
            O interessante (não poderia deixar de cita-lo) que Jesus quando aqui na terra, nunca recusou-se a ajudar alguns julgando em como eles procederiam depois, se seriam gratos ou não ou se o seguiria ou não, para Ele, o mais importante era trazer as pessoas uma nova forma de vida, uma vida regada pelo Reino de Deus, mas sem impor nada, tudo deveria ser feito por livre vontade de quem o seguia e por quem recebia algo de sua parte.
            Lamentavelmente, muitas igrejas pouco investem em trabalhos sociais, e as que investem,  algumas ainda cometem o erro de limitar-se apenas a estes trabalhos, deixando de lado uma ajuda mais específica a alguns membros dessas próprias igrejas, e penso eu que a ajuda humanitária deveria ser algo constantemente revista entre nós cristãos. Pensemos sobre isso!
            Resumindo a fé sem obra é MORTA. "Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma." - (Tiago, 2:17)
            Termino minha reflexão declarando que aquele que não pratica o que Tiago 1:27 manda enfrentará uma surpresa triste no último dia.
concluindo: Deus pode, com seu amor, usar meus e seus atos para transformarem a vida de alguém.

" Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra" ( 2 Co 9.8).

2 comentários:

  1. Linda amiga Cida, religião, futebol e política, são assuntos que realmente hoje já me dou ao direito de nem comentar, pois tenho motivos + que suficientes pra isso, um deles é exatamente o que vc sita em seu testo.
    A fé sem obra é morta. Concordo plenamente com isso, e exatamente por isso, hoje vendo ao longo de minha caminhada de vida, todas as aberrações que são cometidas com os seres humanos nestes três itens que cite, prefiro já não envolver-me pra não sofrer tanto.
    Agora parabenizo todos que ainda lutam por estas grandes causas.
    Obrigada por se minha amiga.
    Toda as bençãos e luzes do universo pra sua vida.
    BeiJanes mil neste belo coração.
    Jane Di Lello,

    ResponderExcluir
  2. Amada Cida!
    É com tristeza que chego à conclusão que estamos alimentando mais nosso próprio ventre, arrumando mais as nossas próprias casas, cuidando mais das nossas próprias vidas!
    Ah! Mas entramos no templo para louvar ao senhor!
    Com amor,
    Arlete

    ResponderExcluir