Translate

sexta-feira, 20 de maio de 2011

aprendendo com as formigas

Outro dia, observava uma formiga que carregava uma enorme folha com sacrifício. Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a sua casa. A folha era muito maior do que a boca do buraco, então, ela entrou sozinha. Pensei: “ Coitada, tanto sacrifício para nada.” Mas de repente, do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços. Em pouco tempo, a grande folha deu lugar a pequenos pedaços e eles estavam todos dentro do buraco. Imediatamente pensei nas minhas experiências. Quantas vezes desanimei diante das dificuldades? Talvez, se a formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem teria começado a carregar. Naturalmente, transformei minha reflexão em oração e pedi ao Senhor: Que me desse a tenacidade daquela formiga, para “carregar” as dificuldades do dia-a-dia. Que me desse a perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas. Que eu pudesse ter a inteligência dela, para dividir (em pedaços) o fardo que, às vezes se apresenta grande demais. Que eu tivesse a humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário. Pedi ao Senhor a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer. E agradeci ao Senhor por ter colocado aquela formiga em meu caminho, e pelo ensinamento da perseverança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário