Translate

segunda-feira, 30 de maio de 2011

será que estamos preparados para servir?


"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." 2 Tm 2.15

Reflita um pouco você adquiri seu tão sonhado seu veiculo, mas você está impossibilitado de ir busca-lo na conssecionaria; um amigo ou parente sem habilitaçao e que nunca dirigiu se oferece para ir buscá-lo, você concordaria em entregar o carro dos seus sonhos nas mãos de um pessoa que não está preparado, capacitado para essa tarefa? Parece um exemplo bobo, mas dúvido que alguém faria isso, pois haveria perigo iminente.

Entretanto pessoas despreparadas são convidadas, nomeadas, consagradas com bastante freqüência em muitas igrejas hoje, acabam assumindo responsabilidades sem ter condições de cumpri-las. O resultado pode ser pior do que um acidente com seu automóvel. Ensinamento errado, sem base adequada nas Escrituras, pode ser eternamente fatal. Qualquer pessoa que abre a Bíblia e a sua própria boca tem a obrigação de se preparar para falar a verdade em amor (Efésios 4:15-16).

Várias parábolas de Jesus ensinam a importância da preparação para servirço na sua obra. Talvez a mais conhecida seja a das dez moças que esperavam o noivo chegar à festa de casamento (Mateus 25:1-13). As moças insensatas, que não se prepararam adequadamente, não entraram na festa. As prudentes se equiparam para esperar o tempo necessário, e tiveram a alegria de participar da festa.

Além de suas parábolas, Jesus ensinou sobre a preparação na prática. Alguns dos seus discípulos o acompanharam constantemente, aprendendo com o Mestre. Desses, ele escolheu os doze apóstolos que tiveram um treinamento mais intensivo ainda. Quando procuraram alguém para tomar o lugar de Judas Iscariotes, escolheram entre os homens que acompanharam a Jesus durante todo o seu ministério (Atos 1:21-22). Os apóstolos foram especialmente qualificados para falarem de Jesus (Hebreus 2:3-4)

Quem se apresentou diante de Deus, disposto a servir, precisa entender que o Senhor nos chamou para fazer a Sua obra e anunciar o Seu evangelho, para todas as pessoas que ainda não foram alcançadas pelo Seu amor. Nesta carta a Timóteo, o apóstolo Paulo recomenda que o obreiro se apresente aprovado, sem motivo para se envergonhar, e que se dedique ao estudo da palavra. Manejar bem a palavra de Deus faz toda a diferença! É poder plantar a semente certa da verdade no coração do próximo, e ter a certeza que ela vai gerar o seu fruto!

Vejamos o que significa Manejar bem a palavra na linguagem do apóstolo Paulo, o obreiro do Senhor que interpreta a Bíblia terá que interpretá-la corretamente, não deturpar! “Manejar bem” significa usar as faculdades racionais, a inteligência, como em Isaias 1:18, onde Deus convoca o seu povo“Vinde, pois e argüi-me, diz o Senhor...”

Procura apresentar-te a Deus aprovado,...” A palavra “procura” (no original Grego, “spoudason”) significa “apressar-se, se diligente“. Paulo avisa contra o perigo de fraude nas interpretações das escrituras em II Co. 4:2, dizendo “Rejeita as coisas que por vergonha, se ocultam, não andando com a astúcia nem falsificando a Palavra de Deus”.

Para conseguir este resultado, o interprete da palavra terá que ter uma disposição especial para o estudo proveitoso da sagrada Escritura. Como poderá uma pessoa irreverente, inconstante, impaciente e imprudente, de vida dúbia, cheia de vícios, sem vida santificada, ou fora da posição para a qual foi chamada estudar e interpretar devidamente um livro tão profundo e altamente espiritual como Bíblia? Necessariamente, tais pessoas julgarão seu conteúdo como o cego às cores. Para o estudo em boa compreensão da Bíblia necessita-se, pois pelo menos, de um espírito respeitoso e dócil, amante da verdade, paciente no estudo e adotado de prudência.

Amados irmãos o serviço ao Senhor deve ser realizado com excelência, Sua obra não pode ser negligenciada.

Todo o trabalho do Reino exige “COMPROMETIMENTO”, “DEDICAÇÃO” e “QUALIDADE!”.Deus requer o melhor, pois Ele é merecedor do nosso melhor, e por mais que façamos bem feito ainda é muito pouco para o que Ele merece!

Ele requer de cada um de nós um Ministério com Excelência!Que Ele ache em ti, um Obreiro Aprovado, com sabedoria, capacitado para toda a boa obra; que você se esmere, se aperfeiçoe e aprenda a cada dia a fazer melhor o que faz, pois é para Ele, que essa palavra possa ser gravada em tua mente como um decreto dos céus de Deus sobre Ti para honra e glória do nome dEle!

Um comentário:

  1. No requisito acima: “Entretanto pessoas despreparadas são convidadas, nomeadas, consagradas com bastante freqüência em muitas igrejas hoje, acabam assumindo responsabilidades sem ter condições de cumpri-las”. É, no entanto o que fazem ao serem incapacitados para algo que não tem competência de fazerem é simplesmente sem amor e compaixão tah longe, e acabam massacrando outros até mesmo levando-os ao afastamento da congregação, e ainda ouvimos, é menino na fé, não cresce sempre uns imaturos! Ai eu digo até quando SENHOR?!

    ResponderExcluir