Translate

domingo, 30 de outubro de 2011

31 de outubro, halloween ou reforma protestante?

A Reforma
“Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus”
Efésios 2.8
Um homem leu e estudou o texto de hoje e compreendeu que o único meio de obter paz com Deus e vida eterna é pela fé no sacrificio de Jesus – e está descoberta teve tanto impacto em sua vida que mudou o curso da história. Para entendermos a mudança ocorrida na igreja cristã, temos de considerar sua situação na Europa no final da Idade Média. A espiritualidade da igreja estava em declínio – imoralidade, venda de indulgências e relíquias. Alguns homens levataram suas vozes contra tal situação, buscando retorno dos princípios da Bíblia, e muitos deles foram perseguidos e mortos. Se a nação de Israel teve seus profetas nos tempos de declinio espiritual, que clamavam por arrependimento, retorno a Deus e por uma reforma religiosa nacional, assim aconteceu com a Igreja Medieval. Mas nem todos os cristãos procuravam conhecer mais a Deus e ter uma vida espiritual mais profunda.
Então, um monge chamado Martinho Lutero descobriu que somente pela fé em Cristo o homem se torna justo diante de Deus- não por obras, como ensinava a igreja- e isso fez com que ele “renascesse.”Ele estudou no mosteiro dos Agostinianos, no centro da Alemanha, e depois deu aulas em Wittenberg. No dia 31 de outubro de 1517, Lutero divulgou 95 teses(questões para debate) na Igreja do Castelo em Wittenberg p/ promover uma discussão acadêmica contra aquilo que ele considerava serem erros e abusos da Igreja- em especial a questão da venda de indulgências. Por isso, hoje comemoraremos O DIA DA REFORMA. Este movimento foi um protesto contra contra os males doutrinários e práticos da Igreja e a busca do regresso ao cristianismo original, ou seja baseado no NT. Martinho Lutero e os demais reformadores abriram um livro antigo, a BÍBLIA, e anunciaram o que eles acharam. A eles devemos valiosas descobertas que modificaram nossa maneira de buscar e adorar a Deus.

Fonte: Pão Diário

2 comentários: