Translate

domingo, 2 de dezembro de 2012

O que seria de Davi sem Golias?



Derrubando Gigantes
1 Samuel 17: 50 e 51
A historia de Davi é a historia mais conhecida da bíblia e ainda hoje segue incentivado os menores a derrotarem desafios maiores, os bons e incapacitados acreditarem que podem vencer os homens habilidosos e maus. Quem seria Davi caso não se comprometesse com o desafio de Golias e o atacasse? Mais um pastor no meio de tantos?! Um rei sem trono?!
Na reflexão de hoje não quero focar na história de Davi, nem no seu oponente golias; também não vou relatar    os desafios  que sempre serão parte de nossas escolhas.
Os desafios são partes do ensinamento de Deus para que quando pusermos as mãos na promessa não a deixemos escapar. Quem não esta disposto a pagar preço pra ver cumprida uma promessa também  não estará pronto para vive-la. As dificuldades deveriam nos inspirar e nos forçar o crescimento. São as dificuldades que nos forçam a utilizar certas habilidades que não estávamos usando. Elas nos forçam ver que Deus é a única e a melhor saída que temos.
Neste pequeno estudo vamos nos concentrar nas armas que Davi escolheu para derrotar o gigante Golias.
Davi estava no vale chamado desafio onde esteve inúmeras vezes em sua vida. As vezes ganhando, as vezes perdendo.  É ali que Davi ouve Golias desafiando Deus, é nesse o momento em que Davi toma a uma decisão.
Davi não decide defender  honra  do Deus de Israel!
O pequeno pastor de ovelhas não aceita as armas e armaduras de outros(Rei Saul), para Davi tudo aquilo era muito estranho, não fazia parte de sua realidade.  A armadura de Saul foi feita sob medida para ele, e foi testada e aprovada por Saul. Porem a armadura feita para Davi era invisível aos olhos humanos pois era espiritual, era sob medida tecida na intimidade com Deus, na comunhão, no tempo que passou diante dEle.
 Não podemos viver das experiências de outras pessoas nem viver pela fé dos outros. Nós precisamos desenvolver cultivar um relacionamento pessoal com o Senhor, dia a dia colher o “maná” fresco que se renova a cada manha esperando ser recolhido. Mas esse é um assunto para outro post’s.
Davi prefere as armas que estava acostumado uma funda e pedras, que eram pedras lisas e essas pedras demoravam anos, até séculos para ficarem com aquela aparência.
O menino  pegou cinco pedras que podem representar muitas coisas. Uns dizem que representam os cinco ministérios que unidos derrubarão gigantes. Outros já dizem que foram cinco porque Golias tinha quatro irmãos então Davi estava preparado para quantos gigantes aparecessem. É destas pedras que quero analisar.
 As cinco pedras que podemos usar  para derrubar  nossos “Golias”.
1-    Pedra da memória- “Quero trazer a memória aquilo que me traz esperança.”
                    As promessas de Deus para suas vidas
2-    Pedra oração – Louvor e adoração a Deus – Adoração derruba gigantes, oração abre portas, traz sucesso.
3-    Pedra da Prioridade-  O que tem sido prioridade na sua vida? Você deseja glorificar a Deus, Davi quis apenas glorificar a Deus. 
4-    Pedra da Paixão -  Paixão gera Aliança, aliança determinação-  Davi amava tudo o que fazia, desde os cuidados com as ovelhas, tocar seu instrumento, levar comida para os irmãos tudo que ele realizava era com excelência.
5-    Pedra da Perseverança -  Não desistir – Nada e ninguém pode nos tirar da posição, dá vontade de Deus para nossa vida.
Podemos derrotar nossos gigantes com essas armas cinco pedrinhas. Primeiro  Identifique seu “Golias”,  nomeie cada um deles.  O golias da vida atual não carrega uma espada ou um escudo; ele ostenta as espadas do desemprego, do abandono, do abuso sexual ou da depressão, contas pagar , desafetos, o vicios, a pornografias, adultério, violência uma carreira da qual você não consegue escapar, um passado em que  não pode mexer e um futuro que não se consegue encarar.
Encare seu gigante com as pedras acima e o faça  correr ao se deparar com uma alma cheia de Deus. Faça Deus aumentar e o Golias diminuir. As lutas, as adversidades os desafios nos levam para perto de Deus. Sem lutas não há vitórias.
Temos as armas certas, basta agora termos as atitudes corretas, para que possamos enfrentar nossos gigantes e derruba-los.

                                                                                                 Com amor
                                                                                               Cida Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário