Translate

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Síndrome de "se pelo menos"...

                            A engrenagem do descontentamento

Provérbios 15.17 Melhor é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio.
Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça. Provérbios 16:8
É melhor um bocado seco, e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença. Provérbios 17:1

Muitas pessoas sofrem da MAIS contagiosa de todas as doenças. A síndrome de “SE PELO MENOS.” Os germes do DESCONTENTAMENTO podem infectar uma única pessoa e então DOMINAR toda uma comunidade, afetando todos os aspectos da vida – físico, mental, emocional e espiritual. A seguir, está uma lista de algumas declarações pronunciadas por aqueles afetados pela síndrome de “SE PELO MENOS:”

SE PELO MENOS eu tivesse mais dinheiro...
SE PELO MENOS eu conseguisse tirar melhores notas...
SE PELO MENOS tivéssemos uma casa melhor...
SE PELO MENOS pudesse ter tido filhos...
SE PELO MENOS tivesse tido uma boa educação...
SE PELO MENOS ela(e) tivesse casado comigo...
SE PELO MENOS eu tivesse mais amigo...
SE PELO MENOS me aceitassem como sou...
 
Esta lista poderia se estender por muitas páginas. Tecido na trama de todas essas queixas melancólicas está um suspiro enraizado  na engrenagem do descontentamento. Se essa lista se estender o suficiente, a “síndrome de se pelo menos” resulta em autopiedade uma das mais desagradáveis e repugnantes de todas as atitudes. O descontentamento é uma daquelas engrenagens  diárias que força os outros a darem ouvidos aos nossos lamentos -  mas não por muito tempo! As almas descontentes logo se tornam almas solitárias e isoladas.
Como disse, certa vez, um sábio, “Normalmente, você encontra o que esta procurando”. Assim, a pergunta é, o que você esta procurando? Razões para celebrar a BONDADE de DEUS, ou razões para LAMENTAR “Ai de mim”?

REFLEXÕES: Você não precisa se esforçar muito para encontrar algo errado em tudo. Mas com que freqüência decide procurar coisas íntegras e boas, em suas experiências diárias? Nos próximos dias, faça-se está pergunta freqüentemente: como Deus pode usar isso para o bem? A seguir espere uma resposta, à medida que acontecem os eventos diários.  (trecho do livro Vivendo Provérbio)


Shalom!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário