Translate

sábado, 12 de março de 2011

Amo sapatos ...

Olá minhas queridas, leitoras, amigas e seguidoras estou postando mais um artigo "março o mes da mulher aqui neste blog"Quero compartilhar com vocês a historia do sapato
Quem me conhece sabe da minha paixão por sapatos. Os que têm meu orkut também teve a oportunidade de conhecer minha minuscula coleção de sapatos.
A história do sapato tem início no final do período Paleolítico. Pinturas rupestres datadas de 10 mil a.C., descobertas em cavernas da Espanha e no sul da França, fazem referência ao calçado.
Durante muito tempo, o sapato foi símbolo de posição social. No Antigo Egito, sabe-se que apenas os nobres da época possuíam sandálias. Mesmo um faraó como Tutancamon usava sandálias e sapatos de couro simples, apesar dos enfeites de ouro. Na Roma Antiga, o calçado indicava a classe social. Os cônsules usavam sapato branco, os senadores sapatos marrons presos por quatro fitas pretas de couro atadas a dois nós, e o calçado tradicional das legiões era a bota de cano curto que descobria os dedos.
Na Mesopotâmia eram comuns os sapatos de couro cru, amarrados aos pés por tiras do mesmo material. Os coturnos eram símbolos de alta posição social. Na Grécia Antiga, os gregos chegaram a lançar moda, como a de modelos diferentes para os pés direito e esquerdo. Na Idade Média, tanto homens como mulheres usavam sapatos de couro abertos que tinham uma forma semelhante ao das sapatilhas. Os homens também usavam botas altas e baixas, atadas à frente e ao lado. O material mais corrente era a pele de vaca, mas as botas de qualidade superior eram feitas de pele de cabra.

A padronização da numeração é de origem inglesa. O rei Eduardo I foi quem uniformizou as medidas.
O pé, até início do século XX, era considerado símbolo de castidade, uma parte do corpo mais tentadora que os seios, por isso deveria ser protegido dos olhares cobiçosos. A fabricação em massa só começou a partir de 1760, quando foi construída a primeira fábrica de sapato em Massachusetts, Estados Unidos. E até a metade do século XIX, os dois pés do sapato eram iguais. O primeiro par feito com pé direito e pé esquerdo apareceu entre 1801 e 1822, Filadélfia.
Em inglês, shoe deriva de uma palavra do inglês antigo, sckh que, por sua vez, provém da palavra latina obscuro, que significa oculto ou coberto.

Deu para perceber que realmente amo sapatos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário