Translate

quarta-feira, 2 de março de 2011

chutando o balde!!!!!!!!


Mas o que significa a expressão chutar o balde? É Ficar com raiva, perder a calma. Ficar nervoso.
                Assistindo o progama MAIS VOCE, vi um quadro no mínimo engraçado. Neste quadro o programa disponibilizou um balde nas ruas onde as pessoas chutaram o balde. O tema era “neste CARNAVAL vou chutar o balde para...”
                O interessante foram os motivos e a intensidade com que o pobre balde foi CHUTADO!
                Algumas pessoas chutaram o balde para os esposos, esposas prometendo cair na folia, outros chutaram o balde para pessoas que durante a folia urinam nas ruas, diversos foram os motivos para chutar o balde, porem um dos entrevistados chutou o balde para o CARNAVAL, com a seguinte frase “chuto o balde para o carnaval não to nem aí pro carnaval, vou ficar com minha mulher”.
                Mas porque estou comentando o que assisti num programa de tv, simples quem nunca sentiu vontade de chutar o balde? Confesso que foram muitas as vezes que desejei “chutar o balde” tanto foi a ira. Mas crente fica irado? Não sei quanto a você eu ficooooooooooooo.
                A bíblica  nos adverte "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" 
            Então posso me irar? Sim. Deus fica irado, Jesus tambem irou-se. É compreensivo  que se tenha um momento de ira ou que a indignação te leve a chutar o balde.
Alguns exemplos de ira -  Jesus: "Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração..." (Marcos 3:5).
Moises - desceu do Sinai e encontrou Israel envolvido com idolatria e festanças (Êxodo 32:1). Deveria Moisés ficar indiferente? Não! Ira ardente foi a resposta adequada ao insulto deles a Jeová. Deus não repreendeu Moisés. Atirar as tábuas de pedra não foi correto; mas sua ira estava certa.
 Potifar  - chegou em casa e encontrou sua esposa chorando por causa de um assédio que José lhe havia feito. Ela mostrou prova (Gênesis 39:1). Deveria Potifar ficar furioso, encolerizado? Naturalmente que deveria! A acusação dela era uma mentira; a evidência dela era errada. Contudo, a ira de Potifar era exatamente certa.
            A expressão da ira precisa ser justa. Este é um momento fácil de errar. A emoção da ira turba facilmente o julgamento: ignora facilmente a verdade, passa facilmente sobre os limites do certo.
         A ira não deve esvaziar o domínio de si mesmo. Em circunstância nenhuma o domínio próprio pode ser sacrificado. "... eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (1 Coríntios 6:12) nem mesmo a ira. Pode-se ficar justamente irado; não se pode permitir-se ser louco! A ira é freqüentemente justa; a raiva nunca é. O perigo da ira é tão grande que precisamos abordar toda ira com grande cuidado. Precisamos aprender a ser "... tardio para se irar..." (Tiago 1:19), como Deus é (Salmo 103:8; 145:8). Assim, evitamos muitos desastres terríveis.
            As perguntas que não querem calar.
Irado, como você se comporta?
Tem um excesso de cólera?
 Esbraveja e grita?
Bate o pé e dá ponta-pé?
Atira coisas?
            A ira pode ser ocasionalmente certa, mas um comportamento assim desenfreado nunca está certo. Certamente é errado: pecado!
            Irado, o que você diz? Você xinga, explode em palavrões. Você cospe invectivas insultuosas, odiosas, baixas? Este é freqüentemente o vocabulário da ira. Você acusa falsamente aqueles que o enfurecem? Você diz às pessoas palavras insolentes e feias? (Mateus 5:22). Você espalha boatos, faz mexericos? A ira pode ser justa, mas todas estas palavras maldosas certamente não são. É errado, é pecado!
            Irado, o que você faz? Caim irou-se contra Abel e matou-o. Na sua ira, você também faz mal às pessoas? Faz coisas prejudiciais? Você instiga uma briga, uma tática favorita da ira? "O iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões" (Provérbios 29:22). Tem pessoas que na sua ira acusam, critica, põe culpa até Deus. Na ira de Caim, ele se recusou a ouvir até mesmo a Deus; ele mentiu a Deus,depois de assassinar o irmão. 
IMPORTANNTE SABER: " Breve é a única duração do tempo para a ira  "... não retém a sua ira para sempre" (Miquéias 7.18). Deixe-a passar!

Pense nisto: A ira é permitida, a conduta maldosa não é. Chute o balde com moderação (rs...rs...rs...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário