Translate

domingo, 13 de março de 2011

mulheres que mudaram o curso da historia






Mulheres que mudaram o curso da história...
Já que MARÇO É O MES DA MULHER NESTE BLOG, não podia deixar de postar sobre mulheres personagens históricos que contribuiram para mudar o curso da historia.
Errando ou acertando nas decisões ou atitudes essas mulheres fizeram a diferença na epoca em que viveram. Na Bíblia encontramos uma boa coleção de mulheres famosas pela sua maneira de agir, umas para o bem, outras para o mal.
1- Dona EVA- Cometeu a bobagem de dar ouvidos à serpente, quando esta veio com aquele papo de que Deus estava querendo passar o casal para trás e que se comessem do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal ficariam sábios como o próprio Deus. Eva acreditou na mentira, deu o fruto a Adão, o qual, como todo marido que se preza, aceitou e comeu. E la se vai a humanidade toda pagar o preço pela atitude desta senhora. (Gn 3)
2- Dona SARA – esposa de Abraão, o pai da raça hebraica. Foi mãe aos 90 anos e era tão bela que os reis das terras onde Abraão entrava queriam todos que ela se tornasse sua concubina. Sara deu a Abraão licença para ele gerar na escrava egípcia AGAR um filho, que se chamou ISMAEL. Depois nasceu ISAQUE, o herdeiro legítimo de Abraão, que seria o pai de Jacó, do qual nasceriam as doze tribos de Israel, formando depois a maior nação daquele tempo em matéria de prestígio e riqueza, sob o reinado de Salomão. O irmão mais velho de Isaque, filho da escrava, seria o pai da raça árabe, hoje constituída quase totalmente de muçulmanos, os maiores inimigos dos cristãos… (Gênesis 19,21). Olha aí o fruto da brilhante ideia de Sara.
3- Senhora REBECA – Prima e esposa de Isaque. Deu à luz os gêmeos Esaú e Jacó. Esaú era o primogênito, mas como Deus havia separado Jacó desde o ventre materno para ser o patriarca, Esaú vendeu-lhe o direito de primogenitura por um prato de lentilhas e nunca mais conseguiu recuperá-lo. E a guerra entre os irmãos foi decretada.
4- MADAME POTIFAR - É a primeira mau-caráter desta seleção de mulheres. Casada com um alto funcionário da corte egípcia, apaixonou-se pelo mordomo de seu marido, o sr. José este mesmo filho de Jacó. Quando ele a desprezou, por ser puro de coração e fiel ao seu amo, Madame ficou indignada, agarrou-lhe o manto e começou a gritar que José havia tentado estuprá-la, etc. O rapaz foi para a prisão e lá ficou uns 12 anos, ajudando todos os que sofriam ali dentro. Graças à interpretação do sonho do copeiro do Faraó, José conseguiu sair da prisão para interpretar os sonhos do Faraó. Como recompensa recebeu o maior cargo do Egito, tornando-se a segunda pessoa daquele país. Como vocês vêem, ao contrário da mídia atual, mulher mau-carater e adúltera não dá IBOPE na Bíblia, por isso a gente tem de falar mais de José, sua vítima, do que dela mesma. (Gênesis 39-41)
5- Dona RAABE – a meretriz. Por ter colaborado com os espiões israelitas em Jericó, foi salva, com toda a família, na destruição da cidade e de todos os seus habitantes. Mais tarde casou-se com Salmon, que seria o pai de Boaz, marido de Ruth, avô de Jessé e bisavô de Davi, o grande rei de Israel. Portanto Raabe foi uma ascendente do Senhor Jesus Cristo. Ela é citada no Novo Testamento (Tiago 2:25 e Hebreus 11:31), como tendo sido justificada diante de Deus pela sua fé.
6- Dona MIRIÃ – Irmã de Moisés e Aarão, era a líder feminina durante a travessia do deserto. Moisés conduzia o povo e Miriã resolveu fundar o “Movimento Feminista”, querendo competir com o irmão, por ser mais velha do que ele e ter ajudado a salvá-lo das águas do Rio Nilo, quando ainda era um bebê. Por causa da sua atitude de rebeldia contra o líder dos Israelitas, Miriã foi atacada de lepra, que naquele tempo tinha o mesmo estigma da AIDS, hoje em dia. Moisés intercedeu pela irmã, Deus curou Miriã e ela ficou viva até quase o final da travessia. (Números 12)
7- Senhora ANA – Mulher de Elcana e mãe do profeta Samuel. Era estéril e sofria muito porque ser estéril no contexto social do seu tempo era uma desgraça. Ana sofria na mão outra mulher de Elcana, a Penina (que apesar do nome não tinha pena de ninguém), a qual tinha filhos. UM dia, quando o Elcana levou Ana até Silo, lugar de reunião e adoração dos judeus, ela orou muito pedindo que Deus lhe desse um filho que ela iria consagrá-lo ao seu serviço. Deus ouviu a oração e deu-lhe Samuel, que foi criado junto ao sacerdote Eli, cujos filhos eram muito perversos. Samuel era puro e amoroso e um dia Deus o chamou para lhe dar a primeira profecia, referindo-se ao trágico fim de Eli e seus filhos. A profecia se cumpriu e Samuel tornou-se o sacerdote e profeta oficial dos Israelitas. Foi ele quem sagrou o primeiro Rei de Israel, Saul. Depois sagrou Davi, que escreveu muitos salmos e conquistou todas as terras prometidas por Deus a Abraão. Ana teve outros filhos e viveu feliz e realizada ao lado do marido e dos filhos (1 Samuel 1-2)
8- A RAINHA DE SABÁ – Provavelmente era negra e veio do seu país para visitar o Rei Salomão, trazendo-lhe muitos presentes em ouro e preciosidades. Ficou maravilhada com o Templo e o Rei de Israel e quem sabe teve um caso de amor com ele, que era um terrível garanhão, pois tinha 700 esposas e 300 concubinas. Salomão foi o único Rei que teve a sorte de reinar sobre todo o Israel, exatamente nas terras que Deus havia prometido ao seu antepassado Abraão.
9- A SUNAMITA – Residia em Sunen, e pediu ao marido que construísse um quarto a mais na casa para hospedar o “homem de Deus”, como chamavam o profeta Eliseu. Ganhou miraculosamente um filho, pois também era estéril, como Ana, mãe de Samuel. Certo dia, quando o menino estava com o pai no roçado, teve um ataque e morreu. Ela ficou desesperada, mandou chamar o profeta, ele se estendeu sobre o menino e o ressuscitou, devolvendo-o são e salvo à amorosa mãe.
10- Dona ESTER – A Rainha que salvou o povo hebreu da destruição. É minha personagem favorita no Velho Testamento, pois era ousada e corajosa, além de extremamente bela e inteligente. Criada pelo parente Mardoqueu, Ester casou-se com o Rei Assuero, substituindo a Rainha Vasti, (essa abriu a porta para Ester) que havia sido repudiada como esposa rebelde. Um dia o Primeiro Ministro do Rei, um mau caráter chamado Hamã, bolou uma trama para liquidar Mardoqueu e o povo hebreu. Mardoqueu pediu a ajuda de Ester, que apresentou-se ao Rei, sem ser convidada, coisa que naquele tempo poderia significar a morte. Ela fez uma programação tão bem bolada contra o tal Ministro Hamã, que a forca edificada para Mardoqueu acabou sendo usada para enforcar Hamã e assim ele caiu em sua própria cova, como Davi escreve no Salmo 7:15, referindo-se ao ímpio.
Assim como estas mulheres(as da biblia e as das fotos) nós também podemos fazer a diferença é obvio que para o bem na sociedade em que vivemos e para as pessoas em nossa volta. Mulheres coisas importantes, impactantes que contribuam para mudança de nós mesmas, nossas familias, comunidade, cidade, estado, país e até quem sabe mudar o mundo.
Essas mulheres das fotos são mulheres que admiro e que fazem a diferença por onde passam, colocaria outras fotos,mas o artigo ficaria grande demais.
Um grande bjo a todas as mulhres que fazem parte da minha vida... ( mamãe, filhas e tbm as amigas)

3 comentários:

  1. As mulheres tem esse poder de sair mudando e deixando suas marcas pelo caminho em que passam.Isso é maravilhoso!! Só Deus para nos fazer assim desse jeitinho tão especial.Eu amo ser mulher. Valeu pelo artigo tão oportuno!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Amei esta matéria, essas mulheres têm MUITO a ver com o meu ministério... A pra. Suely Bezerra, mulher que tenho prazer de acompanhar em seu ministério, nunca saiu de sua postura, anos na ativa. Missª. Dra. Edmeia Willians, que trabalha na casa fundada por ela Marta e Maria... E trabalha com ribeirinhos, ministra de forma impactante. Bp. Sônia uma das pioneiras e ousada mulher que muda história até os dias de hoje. Joyce Meyer minha preferida, mulher forte, firme e competente naquilo q faz. Elizete Malafaia, esposa de um GRANDE líder, assim como uma grande mulher... De todas eu tive o prazer de conhecer foi a pra. Suely e Edmeia, que ministraram muito na minha vida eu as admiro como grandes lideres!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei essa matéria sobre mulheres, adorei a parte das "senhoras e donas" kkk. Um dia qdo a miss Antonia estava pregando, ela disse sobre pessoas que deixam marcas (coisas boas)e rastros (aquilo que os animais deixam qdo passam, copiou??) então...que nós mulheres desse tempo sejamos aquelas que deixam marcas de Deus nas vidas que passam por nossas vidas. Grande bjo.

    ResponderExcluir