Translate

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Orfa ou Rute?


"Onde fores irei eu, o teu povo é o meu povo e o teu Deus será o meu Deus"Rt 1.16

Introdução:
Noemi perdeu seu esposo e seus dois filhos, ficou sozinha com suas duas noras, Rute e Orfa. Noemi soube que a sua cidade natal, estava sendo abençoada com boas colheitas e resolveu voltar para lá. Mas no caminho Noemi disse as suas noras(moabitas) para voltarem para suas famílias, e que refizessem suas vidas. Rute e Orfa tiveram que tomar uma escolha difícil, assim que ficaram viúvas tudo cooperava para que elas, fossem viver uma vida infeliz, amagurada e pobre; Noemi vendo isso pensou no futuro de suas noras, e lhes deu a opção de irem embora, tentarem se casar de novo, Orfa resistiu no começo mas acabou voltando, Rute permaneceu firme com Noemi.
1- Rute e Orfa eram moabitas
Os moabitas eram a descendência de Ló com uma de suas filhas (Gn 19.37), ou seja, fruto de um incesto provocado pelas filhas, após a destruição de Sodoma e Gomorra. Sobre os moabitas, a Lei estipulava que nenhum moabita deveria ser aceito na comunidade ou nos rituais de adoração (Dt 23.3). Havia, portanto, um abismo que afastava um moabita da bênção de ter aliança com o Deus de Israel.
Foi o rei de Moabe, Balaque, quem procurou contratar o profeta Balaão para amaldiçoar a Israel quando do final da travessia do deserto (Nm 22). Em Nm 25, temos o relato da estratégia maligna que os moabitas usaram para atrair maldição sobre Israel, enviando-lhes as “mulheres moabitas”. Nm 25.1 nos dá a seguinte informação: “Enquanto Israel estava em Sitim, o povo começou a entregar-se à imoralidade sexual com mulheres moabitas, que os convidavam a sacrificar aos seus deuses.”.
Aprendemos em Nm 25.5 que a principal divindade adorada pelas moabitas era chamada Baal-Peor. O termo “baal” significa “senhor”, “dono” ou “marido”. Na terra de Canaã os povos tinham seus vários “baais”, sendo que o termo correto para expressar o plural destes deuses é “baalins” (Ex. I Rs 18.18). O baal dos moabitas era Baal-Peor, que tinha como uma de suas atribuições a fertilidade. O baal a quem Elias, o profeta, desafiou no Monte Carmelo, era Baal-Melcarte, que tinha na cidade fenícia de Tiro, local de origem da rainha Jezabel, seu centro de adoração.
2- A tragédia
Morreram os três homens da família, Elimeleque, seu sogro; seu esposo, Malom e o cunhado, Quiliom, esposo de Orfa, também moabita. Eram três viúvas a chorar diante de tão grande perda. Noemi, a sogra de Rute, resolveu voltar para sua terra, Belém da Judéia. Ela se despediu de suas noras, dizendo-lhes que nada mais restava para ela naquela terra de Moabe, e que ambas, por serem ainda jovens, deveriam voltar à casa de seus pais e continuar a vida. Quem sabe ainda encontrariam um bom casamento entre os moabitas… Noemi não tinha mais filhos para lhas dar e ter descendência ali em Moabe.
3- Em que você tem baseado as suas escolhas?
Em momentos de grandes crises, ou tragédias em nossas vidas, temos dois caminhos a escolher: a vontade de Deus, com grandes desafios pela frente; ou o caminho mais fácil, que é a inclinação do coração para os valores mundanos, com conseqüências terríveis… Orfa retornou à velha vida, ao paganismo e cegueira espiritual, porém Rute não podia fechar os olhos ao amor de Deus, apesar de sua viuvez e atual pobreza.
Mesmo que o caminho à frente pareça escuro, o passo dado em direção a Deus é seguro e, Nele, se encontra paz. Em que você tem baseado as suas escolhas?
Através de Noemi e de seus filhos, Malom e Quilom, tanto Rute quanto Orfa tiveram o privilégio de se aproximar do conhecimento do Deus de Israel. Inclusive em Rt 1.7, Noemi abençoou suas duas noras em nome do Senhor, o Deus de Israel. A mensagem de que o Senhor viera em auxílio de Seu Povo (Rt 1.6) retumbou pela localidade onde Noemi vivia. Orfa e Rute ouviram esta mensagem.
Ambas tiveram a escolha. O Deus de Israel é assim. Não nos obriga a escolhê-lo. O que Ele faz é providenciar um meio para que a mensagem que anuncia o pão que mata a fome do espírito chegue aos nossos ouvidos. Orfa e Rute simbolizam dois caminhos.
4- Fruto da escolha
Rute foi com Noemi para uma aventura desafiadora. Ela amava a sua sogra, e demonstrou através de tão grandiosa atitude de fidelidade. Elas teriam que viajar por estradas muito perigosas, e eram apenas duas mulheres viúvas. Elas iriam chegar a uma cidade onde, em pobreza total, deveriam trabalhar com as próprias mãos e depender totalmente de Deus para o seu sustento. Nem sempre as viúvas eram respeitadas, mas a lei, dada pelo Senhor no Sinai, ordenava que seu povo, na época da colheita, não rebuscasse seu campo, mas que deixasse um pouco do produto da terra para o órfão, a viúva e o estrangeiro. E, quando chegam a Belém, era precisamente a época da colheita de cevada, e Rute foi ao campo de Boaz. Rute trabalhou com diligência e humildade, colhendo cevada nos campos de Boaz. A notícia de seu carinho com sua sogra a torna respeitada entre os belemitas. Rute acha graça diante dos olhos de Boaz.
Ele (Boaz) torna-se o seu “resgatador”, o seu “goel”, casando-se com ele. Boaz elogiou o seu caráter e colocou Rute em posição de honra. Rute ouviu os conselhos de Noemi e se dispôs a fazer o que lhe tinha sido orientado, e entrou para a linhagem do “Messias prometido”. Ela gerou um filho, Obede, desse casamento feliz e abençoado. Obede gerou a Jessé e este a Davi. Da descendência de Davi veio o “Salvador”, o “resgatador”, o “goel” de toda a humanidade.
Deus fez algo surpreendente na vida de Rute. Deus tinha um plano para vida dela, e embora ela não soubesse como seria o seu futuro, ela decidiu andar em fidelidade a Deus.
Orfa amava Noemi, apesar de demonstrar carinho, respeito e afeição por sua sogra, mesmo tendo ouvido as boas notícias de esperança em Belém de Judá, mas preferiu voltar para sua antiga origem, sua vida de mulher moabita, com muito choro, deixar a sogra e retornar para o seu deus baal. Orfa tropeçou em suas escolhas.
Hoje é o dia de você reafirmar seu rompimento com os baalins e sua eterna aliança com o Deus de Israel.
Conclusão: Nada do que acontece na vida, de quem se entrega ao Senhor, acontece por acaso. Deus tem o controle de tudo em suas mãos poderosas. Ele nos guia por seu caminho, quando Nele confiamos. Rute e Noemi estavam para ver o cuidado de Deus em sua história… Deus lhes tinha reservado privilégios tremendos, e que durariam para sempre, por causa de sua escolha sábia de seguir ao Senhor. Ele é o defensor do fraco e do abatido. Ele é o pai dos órfãos e marido das viúvas. Ele é o provedor daquele que coloca sua confiança em suas palavras.

Com amor
Cida Augusto

Um comentário:

  1. perfeito...temos nossas origens porém,estando nós dispostos a estar no centro da vontade de Deus,nos é permitido ser direcionados a viver o melhor de Deus...
    Creio..o Senhor se alegra em Ti...bjs..

    ResponderExcluir