Translate

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Como escolher a creche, berçario ou escolinha de seus filhos?


Muitos casais passam pela mesma situação quando as dúvidas surgem na hora de escolher uma creche, berçário ou escolinha para os filhos.
Depois do período de licença maternidade a maioria das mães voltam as suas rotinas profissionais, porém, agora com mais uma preocupação, onde deixar meu filho?
Algumas famílias têm a sorte de ter avós, parentes ou babás disponíveis para cuidar das crianças. Porém, nem sempre esse é o melhor caminho para a educação e socialização dos filhos. Estudos comprovam que crianças que freqüentam creches desde os primeiros meses são mais sociáveis em ambientes diferentes. A pesquisa é o melhor meio de descobrir o local ideal
Mas vale lembrar que o mais importante nesta fase é a escolha do local correto para deixar seu filho.
É importante que ao escolher uma boa creche, berçário ou escolinha e que esta não se limite apenas a “vigiar” às crianças, mas que lhes proporcionem um ambiente acolhedor em que os profissionais formados disponham de uma base adequada para seu desenvolvimento.
1-Comece avaliando as escolinhas, creches ou berçários de seu bairro. Converse com a equipe administrativa do local e procure saber detalhes do dia-a-dia das crianças.
2- Os pais devem estar seguros que os profissionais responsáveis pela criança são habilitados, (diplomas na área da Educação) Os cuidadores ou educadores que atendem às crianças entre 0 e 3 anos, devem ter no mínimo um título de jardim de infância, e os que atendem as crianças entre 3 e 6 anos, devem ser habilitados no magistério ou Pedagogia, devem ser confiáveis e inspiram segurança.
3- Conversar com alguns pais também é uma boa idéia
4-Analise também o tamanho da escola, (salas de aulas, área de lazer, etc.), instalações no prédio, se estão adequadas e adaptadas à criança; se há saída de emergência;
5-verificar se as instalações elétricas, tomadas etc. são de alcance da criança, se for se tem proteção;
6- observar se a entidade esta regulamentada (alvará de funcionamento, laudo do bombeiro, e permissão dos órgãos tais como Secretaria de Educação da sua cidade, Mec).
7- checar se os ventiladores estão de acordo com as normas de segurança;
8-observar o numero de alunos por sala, e quantos profissionais para cuidar da mesma;
9- verificar a segurança no jardim e no parque de diversões (conservação dos brinquedos e se eles oferecem algum tipo de risco), nos banheiros, refeitório, se há locais onde as crianças possam subir e cair.
10- averiguar a metodologia de ensino, livros didáticos;
11- observe a rotina da entidade, funcionamento e a organização, observem a relação do pessoal, com se falam e se comportam, e como tratam os pequeninos, observem se elas têm paciência para lidar diariamente com as crianças;
12- Perguntem se existe muita rotatividade (troca de funcionários) na equipe, o que pode afetar emocionalmente as crianças.
13-Verifiquem a segurança do local e como os responsáveis se comportam em relação à entrega das crianças
14-Os móveis devem ser proporcionais ao tamanho e à força dos pequenos
15-O banheiro dos adultos, separado do das crianças.
16-As refeições, além de balanceadas, também precisam ser saborosas.
17- observe se os ambientes são limpos, arejados, acolhedor a instalação não deve ter pontos de umidade e precisa de um ambiente a céu aberto para que sua criança tome 15 minutos de sol, diariamente;
18- informe-se também quanto a horários, férias e feriados para ver se estão de acordo com suas necessidades.
Não se deixem enganar pelas aparências, peçam indicação a amigos e familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário