Translate

domingo, 4 de julho de 2010

Desfibrilador? Não. É poder de Deus!


Desfibrilador? Não. É poder de Deus!

Jesus disse-lhes claramente: “Lázaro está morto...”

O que é um desfibrilador?

A desfibrilação é a aplicação de uma corrente elétrica em um paciente, através de um desfibrilador - um equipamento eletrônico cuja função é reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular. A reversão ou cardioversão se dá mediante a aplicação de descargas elétricas no paciente, graduadas de acordo com a necessidade. Os choques elétricos em geral são aplicados diretamente ou por meio de eletrodos (Placas metálicas, ou apliques condutivos que variam de tamanho e área conforme a necessidade) colocados na parede torácica. Em linguagem informal um aparelho usado para reanimar uma pessoa “ressuscitá-la”. (Wikipédia)


Jesus disse-lhes claramente: “Lázaro está morto...”

A ressurreição de Lazaro

INTRODUÇÃO: A ressurreição de Lázaro (Jo 11,1-45) é um dos milagres mais extraordinários da vida pública do Redentor, o qual manifesta o seu poder supremo, uma vez que vence a morte. As circunstâncias que cercam o fato ocorrido em Betânia é decisivo nos seus resultados. Este episódio é um convite à reflexão, à meditação de todos os seus detalhes.

I - Vamos analisar alguns estágios da decomposição humana:

Na hora da morte:
1. O coração pára.
2. A pele fica rígida e adquire uma cor acinzentada.
3. Todos os músculos se relaxam.
4. A bexiga e intestinos de esvaziam.
5. A temperatura corporal cai normalmente 0,83ºC por hora a não ser que tenha fatores externos que o impeça. O fígado é o órgão que se mantém quente durante mais tempo, pelo qual se costuma medir sua temperatura para estabelecer o momento da morte.

15 minutos depois:
O cérebro sofre sérias lesões pela falta de circulação sanguínea, toda memória se desorganiza, vira uma bagunça.

Aos 30 minutos:
6. A pele fica meio púrpura e com aspecto ceroso.
7. Os lábios, e as unhas dos dedos empalidecem pela ausência de sangue.
8. O sangue estagna nas partes baixas do corpo, formando uma mancha de cor púrpura escura que é chamada de lividez.
9. As mãos e os pés ficam azulados.
10. Os olhos começam a afundar para o interior do crânio.

Às 4 horas:
11. Começa a aparecer o rigor mortis.
12. O enrijecimento da pele e o estancamento do sangue contínuo.
13. O rigor mortis começa a esticar os músculos durante umas 24 horas, depois das qual o corpo recuperará seu estado relaxado.

Às 12 horas:
14. O corpo está em estado de rigor mortis total.

Às 24 horas:
15. Somente agora o corpo adquire a temperatura do ambiente que lhe rodeia.
16. Nos homens, morrem os espermatozóides.
17. A cabeça e o pescoço adquirem uma cor verde-azulado.
18. Esta mesma cor começa a estender-se ao resto do corpo.
19. Neste momento começa o forte cheiro de carne podre.
20. O rosto da pessoa fica essencialmente irreconhecível.

ÀS 72 HORAS(3 dias):
21. Os gases dos tecidos corporais formam grandes bolhas debaixo da pele.
22. A totalidade do corpo começa a inchar e crescer de forma grotesca. Este processo pode acelerar se a vítima encontra-se num ambiente cálido ou na água.
23. Os fluídos começam a gotejar por todos os orifícios corporais.


Amados leitores nos dia de hoje diríamos que Jesus tinha um abacaxi nas mãos, estamos tão acostumados com este texto da ressurreição de Lazaro e todas as pregrações que ouvimos no decorrer da nossa vida cristã, ficamos maravilhados, glorificamos ao Senhor, mas será que temos dimensão do tamanho deste milagre realizado pelo Mestre? Vocês leram no relato acima tudo o que tinha naquele tumulo era um cadáver roxo, inchado, vazando e com um odor nada agradável, e Jesus com sua autoridade, ele nem entrou no tumulo, nem fez alguma coisa estranha, não pegou um desfibrilador nenhum pó mágico, Jesus faz isto através da sua palavra, sem qualquer recurso ou pratica especial. Vejamos o que o mestre fez!
Quando Jesus chegou ao túmulo de Lázaro, pediu que a pedra que o fechava fosse removida, todos viram o cadáver embrulhado em panos. Jesus levantou os olhos aos Céus e disse: “Pai graças dou ao Senhor, porque me ouviu. Eu sei que o senhor sempre me ouve, mas disse isso por causa destas pessoas que se encontram aqui, para que creiam que o Senhor me enviou. Então Jesus gritou bem alto: “LAZARO, VENHA PARA FORA”!” Ele simplesmente chamou, e Lazaro veio, mas antes o corpo voltou a ter sua coloração normal, o sangue volta a circular, o rigor mortis desaparece, e o mais impressionante, o cérebro que estava uma bagunça volta a funcionar normalmente.
. Glorificado seja o Nome do Senhor. Todos os presentes viram a glória de Deus. Através do túmulo aberto, as pessoas puderam ver o cadáver de Lázaro enrolado em panos enquanto Jesus orava. Sua oração reafirmou Sua condição de Filho de Deus e demonstrou confiança na resposta do Pai. Que milagre extraordinário.

CONCLUÃO: Amado nada é impossível para Deus. Ele é a ressurreição e a vida.
Ao ler e meditar este trecho de João, percebe-se Jesus muito mais próximo de nós do que podemos imaginar. Pois, como pode o Senhor Deus ser tão humano?! E com isso chega-se a conclusão de que Jesus é hoje mais do que nunca, nosso companheiro, nosso amigo e irmão em todas as nossas dificuldades e sofrimentos. Muitas vezes diante das intempéries que nos são impostas na vida, sentimo-nos de certa forma desamparados e até um pouco predispostos a nos entregar a um sentimento de revolta, uma vez que não somos socorridos por Jesus da forma como queremos ou necessitamos naquele momento.
Podemos contemplar aqui o quão transparente se mostrou Jesus diante desse acontecimento. O mesmo Jesus que falava forte e tinha posições firmes a favor dos pobres e excluídos da época, o mesmo Jesus que se opôs fortemente aos vendilhões do templo de Jerusalém a ponto de expulsá-los, mostra sua compaixão pela morte do amigo que de fato muito amava. Entregue seu problemas ao Senhor confie nele e o resto ele fará em tempo oportuno.
Amados Jesus é o mesmo ontem, hoje e amanhã! Ele, é poderoso para vencer a morte. A ressurreição de Lázaro lembra a todo cristão que quem crê em Jesus, um dia vencerá também a morte. Deus abençoe!

Um comentário: