Translate

sábado, 30 de janeiro de 2010

AS 3 PENEIRAS


“Metáfora das Três Peneiras”:

“Conta-se que certa vez um amigo procurou Sócrates, o célebre filósofo grego, desejando contar-lhe algo sobre a vida de outro amigo comum.
- Quero contar-te algo sobre o nosso amigo Andréas que vai deixar-te boquiaberto.
- Espera – interrompeu o filósofo – passaste o que vais dizer pelas três peneiras.
- Três peneiras? Espantou-se o interlocutor.
- Primeira peneira: a coisa que me contarás é verdade?
- Segunda peneira: a coisa que pretendes me contar é boa?
- Terceira peneira: o que tinhas a intenção de me contar é de utilidade tanto para mim como para o nosso Andréas e para ti mesmo?
- Não, não e não.
- Então, caro amigo, disse Sócrates, a coisa que pretendias me contar não é certamente verdadeira, nem boa, nem útil - assim sendo, não tenho a intenção de conhecê-la e aconselho-te a não mais procurar divulgá-la.

Um comentário:

  1. Reflitamos sobre esta metáfora, será que eu e você, usamos o crivo das 3 peneiras ao divulgarmos informações, e ou comentários a respeito de outros? Sejamos imitadores de Socrates no que diz respeito ao crivo da 3 peneiras.

    ResponderExcluir