Translate

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

TUDO "BEM"... E O FILHO MORTO

TUDO BEM... E O FILHO MORTO


“Partiu ela, pois, e foi ter com o homem de Deus, ao monte Carmelo. Vendo-a de longe o homem de Deus, disse a Geazi, seu moço: eis a sunamita; corre ao seu encontro e dize-lhe: vai tudo bem contigo, com teu marido, com o menino? Ela respondeu: TUDO BEM” (2 reis 4.25-26).

INTRODUÇÃO: Eliseu passava por uma cidade chamada Suném, cidade que fica entre o Monte Carmelo e Samaria, uma sunamita rica, mulher tinha o coração em boas obras; o alimentou, e o hospedava sempre que Eliseu estava na cidade. O profeta por gratidão ao gesto da mulher resolveu abençoa-la, mas de que maneira, pois a mulher tinha uma vida abastada? Observou Geazi o moço que acompanhava Eliseu que a moça não tinha filhos e o esposo era idoso. Eliseu lança uma palavra profética sobre a mulher. Profetiza um filho e se cumpre a palavra do homem de Deus.

Encontramos características fundamentais à mulher cristã aprovada por Deus.

1- uma disposição para servir - Bondade, benevolência e hospitalidade são qualidades inerentes às servas de Cristo. A sunamita alimentou e hospedou Eliseu, fez até um quarto exclusivo para o profeta.
2- discernimento e sabedoria “a mulher sabia edifica o lar” diz provérbios, aquela mulher não colocou um homem estranho na sua casa sem antes conversar com seu esposo “eis que tenho observado...”, disse ela,...” é um santo homem de Deus”. Ela enxergou autoridade espiritual em Eliseu, viu que não se tratava de um homem comum. A mulher cristã precisa ser sábia em observar e discernir a verdade e a vontade de Deus.
3- contentamento a Sunamita nos apresenta ainda outra virtude da mulher cristã aprovada: seu contentamento. Eliseu queria recompensar a Sunamita, porém, esta nada lhe pediu! Observe sua resposta: “Eu estou contente com o que tenho”.
4- Confiança em Deus Ao ver seu filho morto a Sunamita não se desesperou, nem se revoltou, nem murmurou. Pelo contrário, disse ela a seu marido: “Tudo vai bem”. Diante do infortúnio, decidiu recorrer ao profeta. Ela não ficou a lamentar o ocorrido, mas partiu em busca de uma solução junto ao homem de Deus. Eis aí mais uma das características da mulher cristã aprovada, a confiança no poder sem limites do nosso Deus. Na adversidade, não lamenta, mas busca auxílio no seu Deus.
5- Não compartilha seus problemas com todo “mundo” quando Geazi foi-lhe ao encontro e a questiona se tudo esta bem, sua resposta “está tudo bem.
Muitas vezes diante da adversidade, tribulação, lutas, nos desesperamos, murmuramos, e buscamos auxilio nas pessoas erradas, compartilhamos nossa angustia com quem não pode nos ajudar por alguns momentos nossa fé se abala e agimos sem as características acima descritas.
A Sunamita nos ensina características fundamentais para uma mulher cristã aprovada por Deus. Não importa quão grande sejam os problemas que assolam nosso dia-dia, Jesus Cristo tem a solução através da sua Palavra Santa, viva e eficaz, também através de homens de Deus levantados por ele para nos orientar e auxiliar. Aquela mulher estava muito angustiada ao falar com Eliseu, mas Deus concedeu-lhe a vitória.
Que Deus conceda não só as mulheres, mas a todo povo de Deus, essas características encontradas na Sunamita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário