Translate

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Renite alergica/ ninguem merece


Conheça os tipos mais comuns de alergia/ renite alérgica

Entre as manifestações alérgicas, as mais freqüentes são a respiratória, como a rinite e a asma, e a alimentar. A rinite se caracteriza pela inflamação das vias aéreas superiores, que provoca espirros intermináveis, coceira no nariz e na garganta, coriza e obstrução nasal. A rinite alérgica está presente no cotidiano de muitas pessoas, que às vezes têm dúvidas sobre essa doença. Reproduzimos aqui as principais perguntas feitas pelos pacientes, com suas respectivas respostas.

O que é rinite alérgica?

Rinite alérgica é o processo inflamatório alérgico da mucosa de revestimento das fossas nasais (tecido alvo na rinite) a rinite. De acordo com um estudo do ISAAC (International Study of Asthma and Allergies), coordenado por Dirceu Sole, presidente da ASBAI, a rinite atinge aproximadamente 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros.
Os principais alérgenos inalantes são: poeira doméstica, ácaros, mofo, secreções e excreções animais, penas, plumas e pêlos de animais, polens e poluentes. (ambientes fechados, pouco ensolarados, propícios para o acúmulo de ácaros, insetos e outros alérgenos).
Alérgenos alimentares e medicamentosos também podem provocar os sintomas da rinite.
Os principais sintomas da rinite alérgica?
Obstrução nasal, espirros freqüentes, prurido nasal e coriza (secreção) clara abundante. Coceira na garganta e nas orelhas pode estar presente, assim como alguns sintomas oculares associados: lacrimejamento, prurido, inchaço e vermelhidão nas pálpebras. Voz desnasalizada, diminuição do olfato, respiração oral, ronco noturno e mau rendimento físico e mental também podem aparecer. Não é rara a associação da rinite alérgica com outras manifestações alérgicas como asma brônquica, dermatites e conjuntivites alérgicas.

Como tratar a rinite alérgica?
O tratamento pode ser feito por meio da administração oral de comprimidos, da inalação de medicamentos tópicos nas fossas nasais ou de injeção intramuscular de substâncias. O objetivo é aliviar a obstrução nasal e controlar os espirros, a coriza e o prurido, restabelecendo assim a qualidade de vida alterada pelas manifestações alérgicas. O uso dos vários medicamentos disponíveis depende dos sintomas presentes em cada caso e sua intensidade

As medidas ambientais importantes para o controle da rinite alérgica:

*Não ter animais de estimação em casa, principalmente no dormitório do paciente;
*Evitar umidade excessiva e manter a casa ensolarada, principalmente no quarto da pessoa que tem rinite;
*Não manter no dormitório do paciente objetos que facilitem o acúmulo de pó (bichos de pelúcia, livros, brinquedos em excesso);
*Aspirar regularmente os pisos de carpetes com filtros adequados. Dar preferência a pisos de cerâmica, vinil ou madeira;
*Evitar cortinas e tapetes. Se não for possível, lavá-los quinzenalmente usando soluções que eliminem os ácaros;
*Filtros de ar e desumidificadores podem ser úteis, principalmente em locais muito úmidos;
*As roupas de cama devem ser lavadas freqüentemente. Prefira edredons a cobertores;
*Evitar colchões e travesseiros de penas ou plumas e forrá-los com capas laváveis;
*Evitar contato com irritantes que podem piorar as condições de funcionamento nasal. Entre eles está o fumo, produtos de odores fortes (talco, perfumes, produtos de limpeza, tintas), poluentes, temperaturas frias e ar condicionado.

ATENÇÃO: procure um medico para avaliar seu quadro clinico

Um comentário: