Translate

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ROTAVÍRUS

Rotavírus

O rotavírus é um vírus que causa diarréia grave e freqüentemente acompanhada de febre e vômito. É hoje considerado o mais importante agente causador de gastroenterites e óbitos em crianças menores de cinco anos, em todo mundo. A maioria das crianças se infecta nos primeiros anos de vida, porém os casos mais graves ocorrem principalmente até dois anos de idade. Em adultos é mais rara, tendo sido relatados surtos em espaços fechados como escolas, ambientes de trabalho ou em hospitais.

Transmissão

A transmissão é fecal-oral, por água ou alimentos, por contato pessoa-a-pessoa, objetos e superfícies contaminados e provavelmente por secreções respiratórias. A sazonalidade das infecções, estendendo-se desde o outono até a primavera, é observada nos países de clima temperado. Nas regiões tropicais as infecções ocorrem o ano todo.

Tratamento

Para controlar a doença é recomendado ingerir bastante líquido – pode ser água, chá, água-de-coco, sucos ou isotônicos, medidas simples de combate à desidratação, como o uso de soro caseiro, reduzem drasticamente o número de mortes. A desidratação é o sintoma mais grave das infecções intestinais provocadas pelo rotavírus. Além de reduzir as reservas de água do corpo, ela reduz os níveis de minerais importantes, como sódio e potássio.

Prevenção

Prevenir a rotavirose entre crianças é difícil, mas é muito importante que os pais mantenham condições adequadas de higiene e, desde cedo, ensinem seus filhos a importância de lavar as mãos, principalmente, depois de ir ao banheiro e antes das refeições. Um outro aspecto importante é a amamentação dos bebês até, pelo menos, os seis meses para fornecer à criança defesas não só contra o rotavírus, mas também contra outras doenças. Em breve, estará disponível na rede pública de saúde uma vacina gratuita contra a rotavirose.

Como preparar o soro caseiro

Pegue um copo de 200 ml de água filtrada e fervida, dilua um punhado de açúcar e uma pitada de três dedos de sal. Misture e prove. O soro não deve ser nem mais doce e nem mais salgado que água-de-coco ou lágrima.

Um comentário:

  1. Verão é uma delicia, mas com ele aparecem algumas viroses, tais como conjuntivites, e o tal do rotavirus, quem reside em Guarujá ou está de ferias tem observado esse problemas de perto, mas até do que desejaria,kkkkkkkkkk... o mar pode ser o grande vilão nestes casos pela concentração de cloriformios fecais, ao sair da praia uma ducha lá mesmo, em casa livre-se(retire) rapidamente da sua roupa de praia.Cuidado com os "caldos" no mar...principalmente as crianças que engolem sem querer agua do mar.Qualquer sintoma procure o medico.

    ResponderExcluir